5 Erros em Negócios Online que Você Pode Evitar e Não se Prejudicar

5 Erros em Negócios Online que Você Pode Evitar e Não se Prejudicar

trabalhar atraves da internet - imagem
Trabalhar na Internet – Conheça 27 Opções Lucrativos em 2018
13/08/2017
negócios-lucrativos-a-todo-custo----lucro-em-cima-do-prejuizo-dos-outros
Negócios Lucrativos a Todo Custo com Prejuízo de Outros?
30/08/2017
erros para evitar em negócios online

Começar um Negócio Online as vezes não é fácil, mas assim que você consegue dar vida ao seu projeto, é importante se atentar a 5 erros que devem ser evitados ao iniciar um negócio online, para que todo o seu esforço não seja perdido.

 

Quem nunca sonhou em ter um negócio online de sucesso? Até porque essa é uma nova opção e oportunidade neste momento que realmente está gerando lucros para quem está investindo na carreira de empreendedor digital.

 

É claro que muitos erros são cometidos durante qualquer tipo de negócio novo, mas eu quero garantir que você não precise passar por nenhuma das situações que serão expostas neste artigo.

 

Atualmente é muito fácil começar um negócio na internet, mas o difícil é conseguir se manter e ainda colher bons frutos. Do mesmo jeito que novos empreendedores digitais entram no mercado, a mesma quantidade acaba saindo.

 

O que realmente faz com que esses empreendedores saiam do mercado são erros que devem ser evitados no início ou durante o projeto, mas como você irá aprender sobre os mesmos, não vai correr o risco de ver o seu negócio indo por água abaixo.

 

O que atrai as pessoas para o mundo digital é o baixo custo inicial e grande potencial para gerar uma renda extra.

 

Apesar desses fatores que tornam a internet tão atraente, a grande maioria dos empreendedores desconhecem algumas informações.

 

Os erros que nós iremos destacar não servem para que você fique com medo de errar, mas para que de fato saiba como evitá-los da melhor maneira possível.

 

Entenda algo: um negócio de sucesso não chegou ao topo apenas com acertos, muitos erros foram cometidos no caminho e muito conhecimento foi adquirido.

 

Acontece que você está tendo uma possibilidade incrível: evitar os 5 erros que mais são cometidos, para que pelo menos esse sofrimento possa ser evitado.

 

Alguns outros erros vão acabar sendo cometidos no caminho, mas não a ponto de desestruturar completamente o seu negócio, pois o que realmente tem um peso mais denso são os que serão citados aqui.

 

Você não precisa ver o seu negócio caminhando rumo a um erro! Continue lendo o nosso artigo e aprenda quais são os 5 erros que devem ser evitados ao iniciar um negócio digital.

 

O seu negócio está prestes a ser iniciado? Muitas dúvidas ainda estão perseguindo você? Parece que quanto mais chega perto da hora de começar, mais tenso você fica? Então vamos lá….

 

O meu maior objetivo, é que você empreendedor não caia em algumas armadilhas que acabaram levando algumas pessoas aos erros, por isso, confira:

 

1ª Pensar pequeno demais 

2ª Pensar grande demais

3ª Utilizar apenas uma ferramenta da publicidade

4ª Deixar de construir uma lista de e-mail

5ª Não criar um site otimizado

Conclusão

 

1ª Pensar pequeno demais

 

Você pode até acreditar que a ideia inicial do seu negócio é boa, mas quando você pensa pequeno demais, é praticamente impossível conseguir atingir uma boa quantidade de pessoas do seu público alvo ou o sucesso com o seu negócio.

 

Existem muitos nichos na internet e você deve escolher aquele que realmente possui uma procura. Se não, de nada vai adiantar todo o investimento que você realizar.

 

Alguns nichos simplesmente não são tão interessantes quanto alguns outros. É uma ideia básica que pode ajudar você na hora de criar esse tipo de redirecionamento.

 

Podemos considerar que a maior causa do “insucesso” de uma empresa é porque elas tentam oferecer um determinado produto ou serviço que ninguém tem preocupação.

 

Você até pode achar que um produto é legal e interessante, mas se as outras pessoas não acharem isso também, será impossível conseguir algum tipo de retorno.

 

Se o grupo de pessoas que está demonstrando interesse no que você está oferecendo é muito pequeno, talvez seja melhor não fazer trabalhos com esse nicho, pois com certeza você irá acabar caminhando para o erro.

 

Sabe o que você pode fazer para descobrir se o seu produto é ou não relevante para as pessoas? É simples! Faça uma pesquisa com o mesmo e veja qual é a reação das pessoas!

 

Se a reação das pessoas for positiva, possivelmente você irá conseguir conquistar clientes que vão querer sempre estar comprando ou consumindo aquilo que está sendo oferecido.

 

Agora, se a reação não for tão positiva assim, tire essa ideia da cabeça, pois o seu investimento pode gerar uma grande frustração!

 

É importante que essa pesquisa seja feita em meios independentes, com pessoas que ainda não tem contato com você ou o seu produto, para que o feedback seja 100% real e honesto.

 

2ª Pensar grande demais

 

Você reparou que o nosso primeiro tópico falava sobre pensar pequeno demais e esse já está entrando na questão sobre pensar grande demais? Calma! não estou ficando doido, mas na verdade tudo que é excesso acaba fazendo mal.

 

Pensar pequeno demais, como você já viu, traz alguns tipos de problema para o seu negócio, assim como pensar grande demais também vai trazer!

 

Quem começa um negócio online precisa ter pé no chão. Um grande erro é tentar fazer tudo ao mesmo tempo e rápido demais.

 

A internet é sim uma ferramenta de alcance praticamente ilimitado, mas quando você tenta colocar todas as suas boas ideias em prática, acaba existindo um acúmulo das mesmas e elas não conseguem mais funcionar como deveriam.

 

Você até pode tentar criar um produto ou serviço para todas as pessoas, mas sem um foco, infelizmente será difícil conseguir agradar alguém.

 

Com certeza você já ouviu que é difícil agradar a todos, não é verdade?

 

Tenha essa ideia em mente em todos os tipos de fatores na sua vida, principalmente no mundo dos negócios online.

 

Você nunca vai conseguir agradar todas as pessoas e é por isso que existe a segmentação através do que chamamos de “público alvo”.

 

O público alvo é composto por pessoas que possuem um perfil parecido entre si e normalmente todas elas vão ter interesse no seu produto ou serviço.

 

3ª Utilizar apenas uma ferramenta da publicidade

 

Nós já estamos cansados de ouvir que a alma de um negócio é a propaganda, correto? Acontece que do mesmo jeito que ela pode fazer a empresa crescer, pode também não gerar resultado nenhum ou ainda levar a mesma completamente à falência.

 

Atualmente nós contamos com infinitas possibilidades dentro da publicidade digital e cada uma delas possui o seu valor para cada tipo de segmento virtual.

 

Você, após determinar o seu nicho e o seu público alvo, vai ter que determinar também quais serão as ferramentas da publicidade que serão usadas para ampliar o acesso aos seus clientes e consumidores.

 

Para quê usar apenas uma ferramenta se você dispõe de várias? É claro que também não é necessário querer abraçar todas essas ferramentas, porque como já mencionamos acima, o excesso sempre prejudica de alguma forma.

 

Um ótimo exemplo disso, é quem gasta todo o orçamento disponível em Google AdWords e ignora completamente as outras opções, como por exemplo, Facebook.

 

Faça uma pesquisa sobre quais são as melhores ferramentas para o seu tipo de nicho atualmente e quais realmente já estão dando resultado na hora de atingir o público alvo ideal.

 

4ª Deixar de construir uma lista de e-mail

 

Você sabe qual é o principal objetivo de uma lista de e-mail? Se relacionar e vender!

 

Sem uma lista de e-mails, você e o seu negócio acabam ficando à própria sorte, onde um cliente tem que gostar do produto ou serviço sozinho e por vontade própria voltar para conhecer possíveis promoções e etc.

 

Você deve saber que as coisas não funcionam bem assim né? O fato é que não existe nenhuma empresa que está totalmente sozinha no mercado, pois a concorrência é realmente muito grande, por isso, se você não se fizer notado, as pessoas vão dar preferência para outra empresa do mesmo nicho.

 

A lista de e-mail precisa começar a ser feita e trabalhada ainda nos primeiros meses do negócio online, para que assim seja possível observar quais são as medidas que realmente dão certo e quais são aquelas que já podem ser deixadas de lado.

 

Uma situação ainda pior do que deixar de criar a sua lista, é comprar uma na internet. Não se espante com isso, pois muitos empreendedores digitais compram uma lista de e-mail porque acreditam que a mesma será capaz de gerar ótimos clientes.

 

Agora vamos pensar da seguinte forma: quantas pessoas da lista que foi comprada realmente fazem parte do seu público alvo? Ok! Vamos ser mais claros ainda!

 

Normalmente, uma pessoa que vai e se cadastra no seu site tem interesse no seu conteúdo, produto ou serviço e foi exatamente por esse motivo que ela deixou o endereço de e-mail, porque deseja receber as suas informações e novidades.

 

Uma pessoa que apenas está em uma lista qualquer, provavelmente nunca ouviu falar sobre o seu negócio e tampouco possui interesse em conhecer.

 

Você sabe o que acontece quando uma pessoa não possui interesse no seu e-mail? Ela não lê, ou em alguns casos piores, coloca a mensagem como sendo spam.

 

Você já pensou em centenas ou milhares de pessoas fizerem isso? Com certeza o serviço de e-mail marketing perderia toda credibilidade.

 

5ª Não criar um site otimizado para o seu negócio

 

Se o seu site não pode ser acessado por um smartphone, você está perdendo muitos clientes. Atente-se, pois quando nós mencionamos “muitos clientes”, são realmente muitos.

 

Pesquisas mostram que pelo menos 40% dos acessos em um site (dependendo do site) é feito através do mobile, por isso é muito importante ter atenção com esse ponto.

 

O site realmente precisa ser de fácil acesso por meio de um celular e dispor de meios de pagamentos seguros para que os seus clientes possam sentir segurança em realizar uma compra na sua página.

 

Até mesmo os seus e-mails precisam estar otimizados para mobile, pois, a grande maioria dos clientes fazem a abertura dos mesmos em celulares, tablets e por aí vai…

 

Quando um e-mail não pode ser visualizado por conta da falta de otimização, nós voltamos outra vez para um problema: não ser lido ou virar spam.

 

Escrevi um artigo sobre o que é SEO  e outro de como otimizar uma página, site ou blog para os mecanismos de busca, após terminar esse escolha um dos dois para ler, vale a pena fazer essa leitura!

 

Conclusão sobre erros em negócios online…

 

Agora você já sabe quais são alguns dos erros que devem ser evitados ao iniciar um negócio online, por isso, realmente tenha a preocupação de analisar item por item.

 

Quanto mais cuidado você tiver com o que foi mencionado neste artigo, melhor será para o seu negócio.

 

Nós queremos ver o seu negócio deslanchar, porque existe espaço para todos os empreendedores que realmente querem desenvolver um trabalho sério e dedicado aos seus clientes!

 

O primeiro grande passo de qualquer empreendedor é acreditar naquilo que está sendo desenvolvido.

 

Quando você acredita no seu trabalho, fica mais fácil contar com a credibilidade e confiança das pessoas.

 

Lembre-se: Todo o seu trabalho vai ser de pesquisa, teste e muito planejamento!

 

Não se esqueça disso: não existe nenhum negócio de sucesso que seja baseado na falta de planejamento.

 

Se você quer realmente caminhar em passos largos para o sucesso, tenha atenção com com esses erros que devem ser evitados ao iniciar um negócio online e foque em um bom planejamento!

 

Nós temos certeza que após conferir esses erros, você estará muito mais preparado para dar início aos seus sonhos.

 

Sempre fuja dos erros, mas quando eles forem inevitáveis, aprenda ao máximo com a situação que foi vivida!

 

Se possível, mantenha esses erros anotados em um lugar que possa ser facilmente visto por você, assim será possível se lembrar dos mesmos e sempre estar buscando alternativas para melhorar alguns pontos negativos.

 

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer trabalhar algum ponto um pouco mais afundo, entre em contato comigo.

 

Terei muito prazer em poder ajudar você de alguma forma. Um bom trabalho!

 

Um Abraço!

Adailton César
Adailton César
Pastor por formação e vocação, começou a trabalhar pela internet em 2007 para manter seu ministério. Hoje, é CEO da Gama System Soluções Online e mentor do Início Avançado Digital, que transforma a vida de mais de três mil alunos ao redor do mundo, além de viajar o Brasil para pregações e palestras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *