7 Ferramentas para Criar seu Próprio Chatbot no Facebook Messenger

7 Ferramentas para Criar seu Próprio Chatbot no Facebook Messenger

manychat para facebook messenger
ManyChat para Facebook Messenger: o que é e como usar
27/10/2017
bot para facebook messenger - imagem
O que é Bot para Facebook Messenger? Entenda de Forma Simples
05/02/2018
ferramentas para criar chatbot - imagem

No Facebook em 2017 segundo afirmação da próprio empresa 1,94 bilhão de pessoas usavam seus serviços mensalmente até 31 de março, um crescimento de 17% sobre o primeiro trimestre de 2016.

 

E no Brasil mais de 92 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses — o que corresponde a 45% de toda população brasileira.

 

Será que tem oportunidade aí? Será que não é uma boa apostar no Facebook para aumentar os ganhos da sua empresa?

 

Pensando nisso apresentamos algumas ferramentas para criar robôs de chat que podem te ajudar e muito nessa tarefa, eles normalmente são usados em chatbot para Facebook messenger e outros Apps.

 

Se você não sabe o que é um chatbot, vou resumir de uma forma bem simples pra você: chatbot é um robô usado para conversação via chat usando comando pré-programados por uma pessoa, que não precisa necessariamente ser programador.

 

Nós já usamos aqui no Início avançado digital a ferramenta e afirmamos que quando sendo bem utilizada pode trazer ótimos retornos. Confira o nosso Chatbot.

 

A ferramenta que usamos para criar Chatbot é o ManyChat, vamos dar mais detalhes dela na lista.  Fizemos algumas pesquisas sobre outras que você pode usar para criar chatbot bem interessantes, são ferramentas que possuem ótimos recursos como AI (inteligência artificial), suporte integrado, documentação e tudo mais que sua empresa de desenvolvimento e marketing precisar.

 

Essa lista não está em nenhuma ordem classificatória, você decide qual atende melhor seus objetivos.

 

7 Ferramentas para criar Chatbot no Facebook Messenger;

 

1. ChatClub

 

Vamos começar nossa lista com uma ferramenta brasileira, o chatclub é uma boa opção para quem está começando e procurando por uma ferramenta toda em português. Com ela você pode escolher duas opções de bots, veja quais são;

 

Chatbot de conteúdo: como o próprio nome já sugere, esse bot foi criado para entrega de conteúdo e assim ter uma melhor base de comunicação e engajamento com usuários, o que ajuda muito todo trabalho da equipe envolvida.

 

Nos módulos estão disponíveis: quiz, chat em grupo, pesquisa/enquete, participação contato com a página, autógrafo e envio de conteúdo com notificações.

 

Chatbot FAQ, Voltado para a equipe de suporte da empresa, com essa opção você pode organizar resposta para as perguntas mais comuns, e se caso a resposta não estiver definida, a inteligência artificial do bot organiza a melhor resposta junto as informações que já tem na base de dados da empresa para entregar ao usuário.

 

Nesse módulo está disponível:  inteligência artificial, contato com a página, envio de conteúdo com notificações.

 

ChatClub já foi notícia em diversos portais e empresas, como Facebook, Exame, Venturebeat e G1. Além de ser usado por pessoas famosas como, Luan Santana que com mais de 1 milhão de usuários no facebook usa a ferramenta junto com sua equipe para atender todos os fans.

 

Outro case interessante da ferramenta é o “Amigo Anônimo”. o chatbot foi criado com o objetivo de ser o primeiro passo para ajudar pessoas com problemas alcoólicos, principalmente o público jovem. Na primeira semana de lançamento mais de 100 mil pessoas conversaram com o chatbot e alguns meses depois o projeto foi premiado pelo  Facebook Awards com e um leão de bronze no Festival de Cannes.

 

Então está aí, se você quer começar com uma opção “BR”, o chatclub pode te dar uma mãozinha.

 

2. Botsify

 

A segunda ferramenta na nossa lista também é uma ótima opção, mas só que dessa vez em inglês. Com o Botsify você pode começar de graça, basta se cadastrar e criar o seu bot e caso também queira ir além nos teste, é só experimentar a versão premium por 30 dias sem compromisso.

 

Entre as opções de funcionalidades disponíveis no Botsify estão;

 

Aprendizado de máquinas: ensine outras opções ao chatbot, saiba quais perguntas o chatbot não conseguiu responder e ensine ele para responder na próxima vez.

 

Integração analítica: saiba o que seus usuários estão falando através de uma integração simples com a plataforma de análise popular, incluindo o Dashbot.io.

 

Human Takeover: permite a interferência de uma pessoa a qualquer momento para fazer o atendimento de uma pergunta que não pode ser feita pelo chatbot.

 

Grandes nomes estão usando botsify como: Apple, Unicef NZ e Remote Interview e outras 40 mil empresas.

 

O Botsify também permite que você faça complementos e integre outras ferramentas além do Facebook Messenger tipo Slack, Shopify, Chatbot for Website e RSS Feed.

 

3. ManyChat

 

“Crie seu bot em 2 minutos sem codificação”

 

Aí está uma ferramenta que também recomendamos fortemente! O ManyChat é ótimo, e não é só porque usamos aqui no messenger do IAD.

 

Entre as muitas funcionalidades a ferramenta permite que você comece criar o seu chatbot de graça, e em menos de “2 minutos”.

 

Eles utilizam uma estrutura muito simples para cadastrar e configurar o seu bot, basta você clicar em se cadastrar e escolher a página que deseja configurar o manychat que rapidamente você já está programando as primeiras mensagens de boas-vindas para o seus usuários.

 

Com o Manychat você pode automatizar envio de mensagens, analisar dados para fazer melhorias e recebe notificações quando a presença de uma pessoa é necessária na conversa via chat.

 

Ter essa funcionalidade de atendimento incluída na ferramenta é muito importante, pois muitas vezes por mais bem programado que o bot for tem problemas que só a boa conversa entre pessoas consegue resolver.

 

4. BlueLab

 

Temos outra empresa brasileira em nossa lista, essa já está a mais de 9 anos no mercado e conta com parcerias fortes em desenvolvimento de tecnologia para bot.

 

A Bluelab foi lançada em 2008 e já coleciona diversos cases de sucesso em sua empresa com marcas como, ABT, Revista Época, Frost&Sullivan.

 

Veja algumas funcionalidades disponíveis no chatbot;

 

Administrador: configure o perfil de acesso para diferentes usuários do sistema.

 

Estatística: Tenha todos os dados em uma só tela, com a opção de exportar para uma planilha.

 

Painel: acompanhe o desempenho em tempo real organize o painel de controle do seu jeito.

 

Widgets: crie novos widgets para seu painel e facilite a visualização para cada perfil de usuário.

 

Junto com essas funcionalidades que ajudam criar um chatbot de forma mais tranquila, a empresa também tem uma possui o BrainBot que é um serviço automatizado de pré-atendimento, que torna o callcenter mais eficiente para os clientes e atendentes.

 

“O BrainBot é um “agente virtual”, isto é, um software de atendimento a clientes, capaz de entender a linguagem natural falada e escrita, desde as perguntas simples às mais complicadas”.

 

Talvez o ponto negativo do BlueLab para algumas pessoas seja que ela não permite você mesmo sair criando o seu bot, pois é a empresa que cuida disso.

 

5.Blip

 

O BLiP é uma plataforma que permite criar rapidamente um contato nos mais populares apps de mensagem, como Facebook Messenger, Skype, Telegram e SMS. Também é possível utilizar esse mesmo contato nos canais oficiais da sua empresa, App e site.

 

Veja as funcionalidades disponíveis no software:

 

Análises customizáveis: Ferramentas de análise que geram dados de interação em tempo real. Analisando os dados das interações dos clientes, sua empresa pode obter valiosas sacadas para maximizar a performance das suas conversas e campanhas.

 

Capacidade de aprender: Com a Inteligência Artificial (IA) integrada, o seu bot responde a uma série de dúvidas e solicitações seguindo o contexto da conversa. Essas interações geram uma base de conhecimento para aprimorar cada versão do chatbot.

 

Personalização: Uma mensagem personalizada melhora a experiência e reforça o relacionamento da sua empresa com as pessoas. Assim que o usuário inicia uma conversa, você poderá colher informações importantes sobre ele, como nome, foto e idioma.

 

Automatização: Além de poder publicá-lo nos mais diversos aplicativos de mensagem, sua empresa também pode utilizar o chatbot para automatizar conversas dentro do canal de chat online em seu website ou na ferramenta de chat de seu aplicativo.

 

Em breve – Árvore de Comunicação: você vai ser capaz de criar fluxos de conversa capazes de responder às principais solicitações dos usuários e ofereça um atendimento instantâneo multicanal. Por exemplo, inclua opções de gerenciamento de conta e de suporte e assistência técnica para ajudar o cliente.

 

É possível começar usando a ferramenta  gratuitamente com 5 chatbot com capacidade para envio de 10 mil mensagens. Além do mais, se você tiver uma equipe de desenvolvedores em sua empresa ou queira fazer algumas modificações o BLiP disponibiliza toda documentação necessária pra isso.

 

A ferramenta está em fase BETA disponível no Brasil e nos EUA.

 

6. ChattyPeople

 

Enterprise ChatBot Tool Platform trabalha com o Facebook e Slack para criar texto e bots de voz. Ele permite que você crie, teste, implante, mede e gerencie seus bots criando experiência de conversação nativa personalizada na aplicação de mensagens escolhida.

 

Veja as funcionalidades:

 

Bot Analytics: Obtenha uma verdadeira compreensão de como seu bot está funcionando. Analise as conversas dos usuários e otimize a experiência do cliente.

 

Suporte multi-plataforma: Compatível com o FB Messenger e pergunte sobre o Skype, o WeChat e os sites.

 

Soluções personalizadas (suporte).

 

A empresa oferece uma vasta experiência na implementação de soluções de negócios para atender aos seus objetivos.

 

No ChatPeople não é possível que você mesmo crie seu bot se não for um desenvolvedor, nesse caso você tem que entrar em contato com a empresa para acertar todos os detalhes.

 

7. ChatFuel

 

Chatfuel nasceu em meados de 2015 com o objetivo de tornar a construção de bot fácil para qualquer um. Começaram pelo Telegram e rapidamente cresceram para milhões de usuários.

 

Os bots da empresa possuem inteligência artificial (AI) e você pode criar um de acordo com as necessidades da sua empresa sem necessidade de saber programação.

 

Hoje a empresa trabalha focada principalmente em tornar mais fácil para todos criar um chatbots no Facebook Messenger, onde os usuários incluem equipes da NFL e da NBA, editores como TechCrunch e Forbes e mais outras 40 mil.

 

Você pode começar seus testes criando um bot gratuitamente no ChatFuel é só clicar no link acima e começar os trabalhos.

 

Concluindo sobre Chatbot para Facebook

 

Com as ferramentas que lhe mostramos aqui, você já pode começar alguns testes criando seu primeiro robô, bot ou chatbot, como você preferir chamar e, em poucos minutos.

 

Seguindo as recomendações de cada ferramenta você vai conseguir criar o seu bot sem grandes problemas.

 

Conheça a Fanpage do Início Avançado Digital no Facebook e se informe com outros conteúdos gratuitos! E se quiser bater um papo também, é só mandar uma mensagem no nosso messenger.

 

Um Abraço!

Adailton César
Adailton César
Pastor por formação e vocação, começou a trabalhar pela internet em 2007 para manter seu ministério. Hoje, é CEO da Gama System Soluções Online e mentor do Início Avançado Digital, que transforma a vida de mais de três mil alunos ao redor do mundo, além de viajar o Brasil para pregações e palestras.

1 Comentário

  1. Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *