Chatbot - boas práticas com a ferramenta de automação

Chatbot – boas práticas com a ferramenta de automação

bot manychat dicas
Manychat – Dicas para usar a Ferramenta Bem e Evitar Problemas
11/06/2018
mitos de trabalhar pela internet
TRABALHAR PELA INTERNET: O que é mito e o que não é mito
28/08/2018
boas praticas chatboot

Boas práticas! Coisas que você deve utilizar na sua comunicação para ter um bom rendimento com a sua ferramenta de ChatBot para o messenger do Facebook.

 

Poucas mensagens

 

Existe alguns casos que você tem a permissão de enviar um pouco mais de mensagem, mas no geral, mantenha baixo o nível de mensagens que você está enviando.

 

Você precisa se lembrar, que o messenger é um canal de comunicação pessoal, as pessoas estão ali para conversar com os seus amigos!

 

Se você começar aparecer mais que os amigos, eles vão diminuir a frequência que costumam ver suas mensagens.

 

Imagine se você entrasse no facebook e só visse propaganda e mais propaganda? O que ia acontecer? você ia parar de entrar no Facebook.

 

Então, simplesmente você não pode enviar tantas mensagens via ManyChat, porque se não, chega uma hora que as pessoas vão parar de visualizar, pois vai estar exagerado, e isso cansa.

 

Existem exceções para essa regra;

Primeira; sequência

 

Muitas vezes as pessoas enviam certos treinamentos na sequência, e se a pessoa foi avisada, concordou e está esperando por isso, então, não tem problema em enviar. Mas não exagere, não vá ficar durante dias enviando sequências, pois, isso não vai dar certo.

 

Se for enviar mensagens de sequências durante outros dias, experimente no máximo por 7 dias.

 

segundo; lançamento do produtos;

 

caso tenha um produto sendo lançado, você pode aumentar um pouco a quantidade de mensagens enviadas, mas com moderação. Mas lembre-se matenha sua comunicação minima, no máximo, 2 a 3 vezes por semana.

 

Aqui no IAD, costumamos enviar uma vez na semana, que é para aproveitar bem outras oportunidades, como em lançamento, por exemplo.

 

Use textos curtos

 

Muitas vezes por email, temos a possibilidade de enviar e textos grandes, e isso é muito bom, pelo menos, aqui para nós do IAD. Funciona muito bem!

 

Por ser um texto grande, bem informativo, as pessoas vão estar mais propensas a clicar no link, porque já vão estar mais aquecidas pelo texto que enviei.

 

Já no Messenger é diferente; mas por que? Porque é uma plataforma de conversas, e as pessoas não estão acostumadas a ler um texto gigante em chats de conversa.

 

Então, a dica é; se você precisar enviar um texto grande, corte ela em pedaços e avise ela antes sobre o texto que quer compartilhar. Nesse caso, você coloca um botão para que a pessoa aceite e comece receber as mensagens.

 

E o legal disso, é, que se a pessoa clicou nos botões e leu todas as mensagens, ela pode ficar muito engajada com o seu texto e as possíbilidades dela clicar no seu CTA após o final da mensagem é muito grande.

 

Utilize emoji

 

Por que utilizar emoticons? Porque as pessoas conversam através de emoticons hoje em dia, conseguem contextualizar melhor o que está escrito.

 

Além do mais, emoticons são chamativos no meio da conversa, não fica só aquele texto, eles “saltam no meio da conversa”.

 

Use também, emoticons em botões das conversas, pois, as pessoas ainda não estão acostumadas conversar com um bot no messenger do Facebook, muitas vezes nem percebem, porque notamos nas conversas que muitas vezes as pessoas perguntam, “qual botão?” e só depois percebem e clicam.

 

Eduque a sua audiência sobre o chatbot

 

A comunicação de negócios através do messenger é uma novidade, as pessoas começaram fazer isso com mais força a partir de 2017, apesar de em 2016 já ter essa ferramenta no mercado.

 

Então, em 2017 que realmente começou pegar essa novidade do chatbot para messenger no Facebook.

 

Por isso, que é importante você educar sua audiência no sentido de ela entender o que está acontecendo no chat. Exemplo; se você quer ver videoaula X, Y Z, “clique nos botões abaixo”. Não simplesmente falar; você quer assistir aula x? E deixar o botão abaixo.

 

Avise também, de mensagem que você pretende enviar para ela durante a semana, quantidade, assunto e que está recebendo mensagens de um bot/robô e se quiser falar com alguém do suporte é só deixar a mensagem abaixo.

 

Avise, que ela pode sair no bot quando quiser, digitando “stop”, normalmente essa mensagem já vai em todas mensagens de cadastramento, mas é bom ficar atento.

 

Portanto, eduque as pessoas em relação ao que vai acontecer no chatbot.

 

Personalização de mensagens via Bot

 

Personalização é você pegar as informações que você já tem do seu contato e utilizar essa informação na comunicação com ele, por exemplo; se uma pessoa já clicou em um botão de comprar o seu produto, mas não comprou, então, não faz muito sentido enviar uma outra mensagem promocional sobre o mesmo produto.

 

No exemplo, vamos falar sobre uma câmera, se ela não comprou, você não deve enviar outra oferta do produto, deve perguntar; o que houve que fez ela não comprar o produto, e para saber quem são essas pessoas e enviar mensagens personalizadas para elas, você usa as TAGs do bot.

 

Prenda a atenção com o seu robô

 

Você precisa prender a atenção das pessoas que estão cadastradas no seu robô, como você pode isso; utilizando boas mensagens, áudios, emoticons, variando a sua comunicação, um dia você manda só texto e no outro um áudio, links e por aí vai!

 

Vá variando, utilize chamadas interessantes, provocativas (no bom sentido), coisas que fazem elas pensarem.

 

Uma mensagem que deu e dá, muito certo com a gente, é; Fulano, você está ocupado agora? As pessoas não estão acostumadas receber esse tipo de mensagem no Facebook e, por isso costumam responder.

 

Muitas empresas por aí não estão acostumados perguntar se a pessoa está ocupada, e isso, é muito importante, porque você está se interessando em saber a opinião da outra pessoa.

 

Combinação entre Robô + Humano

 

Combine tudo que você criar dentro do seu chatbot com um toque humano, sempre procure responder as dúvidas das pessoas no seu “livechat” manualmente, temos um módulo inteiro sobre isso no curso manychat vital.

 

É importante, que você saiba que as pessoas precisam ser atendidas e que também você vai estar ali para atendê-las.

 

Fazendo isso, as pessoas vão ter mais confiança na sua marca, vão interagir mais com o robô, e também, você pode até fechar negócios respondendo às objeções ali na hora.

 

As pessoas ficam felizes em poder engajar em uma conversa de forma rápida com um negócio, pois, ninguém tinha essa experiência antes em uma ferramenta como o messenger do Facebook.

 

 

Essas dicas foram tiradas do Curso ManyChat Vital, para ajudar você leitor, trabalhar de forma mais efetiva.

 

Veja também; como construir seu robô em 10 minutos!

 

 

Deixe seu comentário abaixo, vamos gostar de saber sua opinião! 😉

 

Assuntos relacionados;

Como Criar um Chatbot Grátis para Facebook Messenger

7 Ferramentas para Criar seu Próprio Chatbot no Facebook Messenger

ManyChat para Facebook Messenger: o que é e como usar

Manychat – Dicas para usar a Ferramenta Bem e Evitar Problemas

MANYCHAT VITAL – Conquiste Mais Clientes Com o Seu Robô

Inicio Avançado Digital
Inicio Avançado Digital
O Início Avançado Digital, conhecido também como IAD, ajuda pessoas que querem iniciar um negócio na internet com custo baixo de forma prática, segura e profissional, para que assim, tenham mais tempo para se dedicar ao que realmente gostam de fazer com tranquilidade e podendo ficar próximo das pessoas que ama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *