Como Fazer a sua Primeira Venda Online de Produtos Digitais

Como Fazer Primeiras Vendas Online de Produtos Digitais

Inicio Avançado Digital | Adailton César | Marketing Digital | IAD
Como fazer a Organização e Planejamento do seu trabalho Online
01/03/2017
Adailton César CEO do Início Avançado Digital
Início Avançado Digital – Entenda toda a Verdade
25/05/2017
Inicio Avançado Digital | Adailton César | Marketing Digital | IAD

Como o título já descreve, hoje nós vamos falar sobre ela, a tão sonhada primeira venda online, seja como afiliado ou produtor iniciante!

Resolvi escrever esse post por causa dos vários pedidos que eu vim recebendo ao longo do tempo a respeito de como vender produtos pela internet e realizar a primeira venda.

Seja como afiliado ou produtor iniciante, então resolvi escrever um artigo nos mínimos detalhes para que você saia daqui e realize a sua tão sonhada venda.

Mas primeiro, eu preciso começar com algo que é essencial para que você não apenas faça a primeira venda, mas que você faça muitas vendas na internet.

Porque não adianta você fazer uma primeira venda e ficar apenas nessa primeira. O objetivo é construir um negócio altamente escalável e por isso o desafio é fazer vendas todos os dias.

Quando eu comecei, também tive esse desafio da primeira venda.

É frustrante você não fazer a primeira venda, mas o meu alvo era ter pelo menos uma venda todo dia durante os 365 dias do ano e hoje eu consigo alcançar isso.

Pois bem, vamos lá, vamos ver quais passos você precisa dar para entender como realizar a sua primeira venda na internet.

 

Ter a mentalidade Certa

Copywriting ( Textos que vendem )

Que Produtos Vender na internet

Ferramentas e Dicas indispensáveis para primeira venda online

 

É importante que você leia atentamente a cada um desses tópicos e coloque o que aprendeu em prática para que você possa conseguir realizar a sua primeira venda com eficiência, ok?

Bom, primeiro passo:

 

Ter a mentalidade Certa

 

ter a mentalidade certa

 

 

A primeira coisa que eu acredito ser muito necessário é controlar a ansiedade.

Eu sei que aqueles que estão começando querem fazer a venda rapidamente.

Querem fazer à venda para ontem. Esta ansiedade pode atrapalhar muito para que você consiga realizar a sua primeira venda de produtos digitais.

Você precisa ter paciência para fazer as coisas com calma e tranquilidade para não deixar que a ansiedade faça com que você atropele as coisas.

A ansiedade vai te tirar o foco e você vai começar a atirar para todos os lados, além de perder a paciência quando o resultado não vier.

Você sabe que nesse processo, você que está começando vai errar aqui ou vai errar ali, isso é normal e acontece com todo mundo.

É certa plataforma que não funciona como você gostaria ou um e-mail que você gostaria de mandar e não consegue mandar como deveria.

E se você está ansioso tudo isso vai te causar estresse fazendo com que você não realize a sua primeira venda pela internet porque não vai conseguir trabalhar como deveria.

Aconselho firmemente que você siga alguém que tenha experiencia para não ficar com um excesso de informação desnecessária.

Hoje, Existe “profissionais”, e outros  Profissionais falando da mesma coisa, como por exemplo, falando de tráfego pago, tráfego orgânico, marketing digital, construção de estruturas, lista de email, Primeira venda  e etc.

Na maioria dos casos tudo acaba na mesma resposta e o que você tem que fazer é seguir apenas um e aplicar o que ta aprendendo e não ficar fazendo o que todo mundo manda porque se não você não faz nada!

 

Então!

 

Faça e Divirta-se!

 

Eu quero dizer algo muito importante que talvez você não perceba.

Embora seja algo sério e profissional você pode fazer da criação do seu negócio online algo lúdico e de aprendizado.

Divirta-se com os erros, divirta-se com as dificuldades porque você está construindo um negócio.

Gere Valor para o Seu Cliente, de preferencia, muito valor, assim você sentirá imensa alegria!

Você precisa focar não na venda propriamente dita, mas sim em gerar valor para o seu cliente.

Você precisa ativa o gatilho mental da reciprocidade, gatilho esse que você ativa quando você entrega, dá, compartilha algo muito bom para o seu futuro cliente.

Então, ao invés de vender um determinado produto você vende uma solução e gera valor para a pessoa.

Não ofereça o produto, mas sim uma solução para um problema.

Você precisa Identificar qual é esse problema que você vai solucionar através daquilo que você vai oferecer para pessoa.

Qual é a dor que essa pessoa tem que o seu produto ou serviço resolve?

Se você seguir esse caminho de controlar ansiedade e pensar no valor que você vai gerar, aí então você já está no caminho certo para fazer a primeira venda.

A ênfase não está no produto, está no público e então quando você for decidir que produto vender, descida baseado no público que você pretende alcançar.

Para você fazer a primeira venda online, o caminho mais rápido é você atingir aquele público ao qual você já tem acesso, ou seja, à sua lista de contatos, as pessoas que curtiram a fã page, um grupo no Facebook no qual você participa, um grupo no WhatsApp ou o seu público de relacionamento.

Pense em um produto que atenda a esse público, ou seja, primeiro pense no público e depois pense do produto.

 

Planeje-se

 

Além disso, você precisa de planejamento. É claro que eu sempre insisto na importância de você aprender fazendo, mas esse aprendizado precisa ser planejado.

Você precisa se preparar e planejar a sua rotina diária. O planejamento tem a ver com a preparação antecipada e tem a ver também com avaliação daquilo que foi realizado.

Pensando em planejamento e organização criamos esse artigo para você!  😉 

 

Foque no Aprendizado!

 

Se você está começando não tenha a preocupação da primeira venda, é Sério!

Foque no aprendizado porque talvez você esteja correndo tão avidamente atrás do lucro e esteja se esquecendo das lições que você está aprendendo.

Quando eu comecei não fiz nenhuma venda enquanto eu estava aprendendo.

Eu estava fazendo cursos lá nos Estados Unidos e enquanto isso eu construí sites.

Os meus filhos me ajudaram a construir os sites, pois naquela época tudo tinha que ser feito no HTML naquela linguagem confusa de programação para quem está iniciando.

Fizemos o site e não vendemos nada. Foram diversas propagandas e não vendemos nada.

Eu estava aprendendo então o lucro não era a coisa mais importante.
Portanto eu quero incentivar você a não colocar peso de mais sobre os seus ombros buscando o lucro.

Busque o aprendizado e isso vai te colocar na rota de fazer não só uma venda, mas milhares de vendas.

 

Confiança!

 

Agora eu quero falar sobre confiança. Isso parece tão óbvio que eu não sei se deveria falar sobre essa habilidade.

Se você já começa dizendo: “Não vou vender” se você já começa dizendo “Nossa isso é tão difícil” ou “Que é impossível”, será realmente impossível para você.

Mas não é impossível porque milhares já fizeram. A confiança é importante e essa confiança virá para você ao ver que este é um mercado altamente lucrativo.

Os números crescem a cada ano no Brasil. São cada vez mais vendas online e empresas que estão entrando no mercado digital.

Nós estamos num momento de grande crescimento dos negócios digitais e que, portanto estar nesse mercado é estar no melhor mercado do momento.

Veja que segundo pesquisas de 2016 o mercado nacional de publicidade digital faturou, em 2016, R$ 11,8 bilhões, valor 26% maior do que o registrado no ano anterior, segundo a pesquisa “Digital AdSpend 2017”, liderada pelo IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau.

 

publicidade cresce no brasil

 

 

Em 2017, a publicidade digital deve atingir R$ 14,8 bilhões, representando cerca de um terço do total investido no mercado publicitário brasileiro.

Pois bem!

A sua confiança também virá de estar usando estratégias corretas.

E se você está colocando em prática tudo aquilo que você tem aprendido, a sua prática constante e os resultados vão te dar confiança.

Além da confiança adquirida através da conquista, tem a confiança interior, aquela vontade que da um friozinho na barriga sabe? Aquela vontade de fazer a venda e de construir um negócio.

A confiança de que realmente é possível e que você pode superar os seus obstáculos e as suas dificuldades e que você pode sim realizar, não apenas uma venda, mais um negócio profissional e altamente lucrativo.

Entendendo que você tem que ter a mentalidade certa, a mentalidade de um empreendedor para realizar a primeira venda online.

Vamos agora para o nosso segundo passo:

 

Copywriting ( Textos que vendem )

 

Copywriting para realizar a primeira venda online

 

 

A primeira coisa que eu quero comentar sobre técnicas é sobre o texto que você usa para divulgar o seu produto ou serviço.

É o conteúdo da sua divulgação e a maneira como você se dirige ao seu público. Geralmente chamamos isso de copy.

Essa é uma coisa muito importante. Por exemplo, você vai fazer a sua divulgação no Facebook ou pelo WhatsApp e então você vai enviar uma mensagem.

Alguns erram nessa parte pois enviam textos como esse: “ Conheça o método revolucionário para emagrecer”.

Essa não é uma boa copy. Não é uma boa mensagem. Pois dá para ver que você está tentando vender algo.

Ao invés de fazer uma chamada com  “conheça o método revolucionário” você pode chamar a pessoa para simplesmente conversar, pesquise por pessoas relacionadas ao seu nicho e chame elas para uma boa conversa.

Você tem que focar a sua mensagem em resultados e na solução que o seu produto ou serviço traz para a pessoa.

Você precisa dedicar tempo para a criação de sua copy. Você tem que fugir da ideia de venda porque isso não atrai as pessoas, mas sim afasta.

Qual é o resultado que o seu produto traz? Escreva um, texto ou frase que transmita esse resultado.

Por exemplo: Esse curso trás um passo a passo usado pelo próprio produtor e por vários de seus alunos que ensina como você pode usar a internet para montar um negócio que venha a ser lucrativo e assim conseguir trabalhar em casa. Se você quiser assistir alguns depoimentos fique a vontade e clique Aqui.  🙂 

Repare também que, (esses depoimentos) traz muito mais segurança e impacto reforçando o gatilho mental da prova social que vamos falar daqui apouco.

O conteúdo que você vai transferir para a pessoa tem que ter relação com as dores que essa pessoa possa ter e que o seu produto ou serviço o resolva.

Você nem precisa falar no nome do produto. Atraia a pessoa para que ela se interesse em conhecer aquilo que você está oferecendo para ela.

É uma técnica simples, mas muito importante para você que quer fazer a primeira venda.

 

Faça Pesquisas

 

É necessário fazer pesquisas para conhecer a fundo o produto que você vai vender. Para isso faça os seguintes questionamentos:

 

  • Qual é o problema que ele resolve?
  • Qual é a dor que ele tira?
  • Qual é o resultado que ele traz?
  • Você conhece a empresa que faz aquele produto?
  • Você conhece a propaganda que essa própria empresa faz?
  • Qual é a mensagem que a empresa passa quando ela quer vender aquele produto?
  • Qual é a grande força do produto?
  • Qual é o grande valor que ele gera para os clientes?

 

Você precisa fazer esse trabalho de pesquisa para conhecer o melhor possível o seu produto da mesma forma você também precisa fazer pesquisa para conhecer o seu público.

Além disso, você precisa focar muito mais no seu público do que no produto que vai vender. Então pesquise e faça as seguintes perguntas:

 

  • Qual é o meu público?
  • O que é que esse público quer?
  • O que é que ele busca?
  • O que é que o atrai?

 

E então você vai conseguir preparar uma mensagem com um conteúdo que seja relevante, atraente e específico para o seu público de acordo com o produto que você está vendendo.

A empresa do produto que você estiver promovendo pode indicar para você qual é o público alvo dele.

Não faz sentido você querer vender um produto de investimos para alguém que não tenha o menor interesse nisso.

Como também não faz sentido você tentar vender um produto para mulheres gravidas para uma mulher que não esteja gravida e não tem o menor interesse em ter filhos.

Às vezes você não consegue fazer a venda por isso. Olhe atentamente se você não está cometendo esse erro gravíssimo que é tentar vender um produto para alguém que não tem o menor interesse nele.

Faça a sua pesquisa detalhadamente conheça todo o produto ou serviço que você estiver vendendo e especialmente considere o público alvo dele.

 

Ofereça Bônus

 

Outra técnica muito efetiva para se realizar vendas é oferecer bônus. Você mesmo pode criar um bônus seu para oferecer para a pessoa.

Há também os bônus oferecidos pelo próprio produtor ou pela própria empresa que você está promovendo.

Procure observar qual é o bônus que esse produtor ou essa empresa oferece. Pode ser uma consultoria, um e-book, um livro, podcast, mapa mentais ou videoaulas gratuitas.

Você pode e deve enfatizar o bônus por que assim a pessoa será atraída para querer conhecer aquele produto ou serviço.

Se você estiver vendendo um curso sobre como ser o melhor churrasqueiro da cidade, você oferecer para o seu público que você vai pessoalmente a casa da pessoa para ajuda-la a fazer o primeiro churrasco.

Esse é um exemplo para mostrar que você pode realmente oferecer ajuda para as pessoas.

Se você estiver vendendo produtos eletrônicos pode oferecer apoio na configuração do aparelho.

O lance aqui é você pensar o que é que você pode fazer para ajudar, acompanhar, orientar e para dar algo que seja além daquilo que a pessoa já irá comprar.

Mesmo que o produtor ou a empresa já ofereça bônus você também pode oferecer os seus além dos bônus dela.

Aqui vai um alerta muito importante: algumas pessoas querendo oferecer bônus para atrair compradores oferecem bônus que não podem ser oferecidos.

Tome cuidado porque você só pode oferecer aquilo que seja seu. Você não pode oferecer bônus que sejam de terceiros ou pirateados.

 

Use Gatilhos Mentais

 

Com certeza essa é uma técnica que você não pode deixar de aplicar em sua copy e que vai ter um impacto significativo na realização de suas vendas.

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.

Os gatilhos mentais são responsáveis por prender nossas atenções e de levar elas até algum lugar.

Sempre que você for produzir algum texto onde você deseja prender a atenção das pessoas e levar elas a alguma ação, você deve utilizar os gatilhos mentais.

Esses gatilhos devem e pode ser usado em todo email marketing, vídeo, carta de venda, post de blog, links patrocinados, e em mensagens para seus conhecidos por inbox que é o que estamos indicando você a fazer.

 

Pensando nisso, listei para você 6 gatilhos mentais de impacto para você usar em sua copy, vamos lá!

 

Primeiro: História

 

Uma das coisas que as pessoas mais gostam é de escutar história e saber da vida dos outros não é mesmo? ainda mais quando é a respeito da realização de um sonho. 

Essas histórias prendem a nossa atenção de uma maneira muito forte pois nos todos temos sonhos e queremos realizar eles e a história de conquista de outras pessoas nos da força para correr atrás dos nossos.

Desde pequenos aprendemos através desses sonhos e histórias porque prendem a nossa atenção, um exemplo é de quando eramos crianças e nossas mães contavam histórias para prender nossa atenção e desviar de outras.

Então, Passe sua informação através de uma história que envolva a pessoa e que faça ela se desconectar de tudo e de todos, concentrando-se só no que você está dizendo naquele momento.

É pensando nisso, que um dos motivos de se conhecer o seu público é tão importante, você vai ter que conseguir se conectar com a pessoa através de uma história que chame a sua atenção, então, saiba quais são suas dores e sonhos para fazer um bom trabalho.

Com esse gatilho da história você já vai estar dando um grande passo ruma a sua primeira venda de um produto digital.

 

Segundo:  Autoridade

 

O que é e quem é autoridade para você? 

Autoridade significa direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar e de se fazer obedecer.

E Para mim não é diferente, considero uma autoridade um presidente de um pais , um médico, um veterinário, um profissional em tráfego com ótimos resultados e por ai vai.

A importância de você se tornar uma autoridade na área que você quer atuar é muito importante e quando você ainda não é, o mais inteligente a se fazer é trabalhar com quem é dentro do mercado que você quer atuar.

No início é importante que você escolha um, no máximo 2 produtos para divulgar e ir trabalhando com o produto aplicando o que ele ensina e oferece.

Só assim o seu público vai confiar no produto que você está oferecendo, pois saberão que alguém já vivenciou aquilo que está sendo dito, tem resultados e sabe como fazer.

 

Terceiro: Urgência

 

Urgência é tudo aquilo que não pode ser adiado ou deixar no aguardo, quando alguém procura com urgência uma solução de um problema você tem uma ótima oportunidade em mãos.

Vamos supor que você tem uma solução para um determinado problema em suas mãos como por exemplo 4 passos para construir um negócio online e o cliente a sua frente.

Tendo essa solução em mãos você tem a atenção do futuro cliente, explique com detalhes os benefícios e vantagens e trate de esclarecer todas as suas dúvidas.

Coloque uma chamada para ação dentro do seu texto como por exemplo: Promoção Válida até 22:00 horas de hoje ou limitadas de vagas 100 alunos, bônus para os 10 primeiros que comprar e por ai vai.

Esse é um gatilho muito efetivo porque uma das piores sensações para o ser humano é a impossibilidade de não acessar a informação para a solução de um problema e de não fazer algo que ele sabe que pode fazer.

Depois que o prazo acabar, a única escolha da pessoa será ficar sem aquele produto ou serviço e isso ela não quer.

 

Quarto: Reciprocidade

 

Ter Reciprocidade ou agir de forma reciproca significa qualidade ou natureza de corresponder a um valor gerado.

A reciprocidade tem um enorme valor na sociedade, porque de acordo com a psicologia as relações de troca contribuem para a conservação da conveniência social.

O conceito de reciprocidade está presente em várias culturas e religiões e é apresentada como uma norma imprescindível para uma convivência saudável.

Certifique-se de que você está entregando o máximo de conteúdo que você pode e com uma ótima qualidade, abordando todos os pontos que a pessoa precisa saber e ter em mãos para resolver seu problema.

Então, quando você entrega para o seu futuro cliente conteúdos de qualidade, que soluciona várias de suas dúvidas e problemas, a pessoa que você gerou valor naturalmente tende a retribuir esse valor.

É o gatilho que ativa dentro da pessoa a sensação de retribuir valor, de dar algo em troca, e é ai que acontece uma relação de ganha ganha para ambos.

 

Quinto: Prova Social

 

Prova Social é a tendência de considerar apropriada uma ação realizada pelos outros. Temos a tendência ou cultura de achar que quando muitas pessoas estão fazendo alguma coisa, trata-se da ação certa.

Então, uma pessoa tende a simpatizar com uma ideia ou produto quando várias outras já estão comentando a favor, isso reforça dentro da mente da pessoa a sensação de confiança em alguma coisa, no nosso caso o seu produto digital.

Portanto ofereça provas que o seu produto está sendo bem falado como comentários, depoimentos em vídeos e imagens são ótimas opções que você pode apresentar para sua audiência.

Evite ta mostrando resultados de seus ganhos, foque em soluções e oportunidades para que a pessoa não ache que você está apenas querendo encher os olhos dela ou enganando.

 

Sexto: Novidade

 

Novidade significa reconhecer  em alguma coisa valor importante, seja em um uma informação, produto ou  serviço.

Pessoas adoram novidades. Em termos neurológicos, quando somos expostos a algo novo, há um aumento na liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Apesar de algumas coisas familiares gerarem certa tranquilidade, a novidade nos tira da zona de conforto e nos motiva a buscar pela recompensa associada a ela.

Empresas de tecnologia e de automóveis usam esse gatilho frequentemente. Afinal, a cada ano, somos expostos a um novo modelo de celular, televisão, computador e etc.

Embora muitas vezes as diferenças entre os modelos sejam pequenas, trocamos os objetos antigos pelo simples prazer de estar usando algo moderno, inovador e, como quase sempre deduzimos ser melhor.

Uma dica estratégica é observar o que seus concorrentes estão fazendo e acrescente novidades que o produto ou texto deles não tem, ok?

 

Então, esses são alguns poderosos gatilhos mentais que você pode usar para te ajudar a realizar a primeira venda de um produto digital na internet.

Sugiro a você que estude mais a respeito de gatilhos mentais, pois eles são muito importantes e podem te trazer ótimos resultados.

Agora vamos para o nosso próximo passo:

 

Que Produtos Vender na internet

 

 

home da hotmart

 

Hoje nós temos uma imensidão de produtos e serviços sendo vendido na internet, só na hotmart eles já passam de 60 mil em 24 categorias.

Produtos como por exemplo, e-Book, cursos online para construção de negócios na internet,  criação de aplicativos, criação de software, cuidados com animais e por ai vai, são muitos!

E nesse mar de produtos digitais é normal ficarmos meio perdido e não escolhermos o público que vamos trabalhar.

Por isso , é importante que você escolha e estude bem seu público mantendo o foco nele para não ficar perdido e com os olhos cheios devido as comissões que os produtos oferecem.

Uma boa opção de ferramenta para você saber qual assunto está sendo procurado hoje na internet é o Google trends ,

 

 

 

Pois bem, agora precisamos falar sobre produtos, produtos caros que nós chamamos de tickets altos e produtos baratos conhecidos como tickets baixos.

É claro que os produtos mais baratos são mais fáceis de serem vendidos.

Dessa forma aumenta muito a possibilidade de encontrar pessoas que possam comprar aquele produto.

Contudo você não deve se prender demasiadamente nessa questão.

Um produto de Ticket alto ele não é necessariamente caro. Da mesma forma como um produto de Ticket baixo não é necessariamente barato.

Caro ou barato depende muito da perspectiva de cada e muito daquilo que é oferecido.

Um produto de ticket baixo, mas que não acrescenta nada, não gera nenhum valor, não trás nem uma expectativa é caríssimo.

Já um produto de ticket alto, mas que traga excelentes soluções e que comprove isso pode ser considerado barato e você pode conseguir muitos clientes dando os passos certos.

É claro que para fazer à primeira venda as possibilidades aumentam se você tem um produto barato.

Por isso a minha orientação que você busque divulgar aqueles com ticket mais baixo ou então produtos de ticket alto, mas que entreguem muito valor.

Os produtos mais baratos são mais fáceis de vender, mas os com preços mais elevados possuem maior comissão então você precisa colocar esses fatores na sua avaliação para escolher um produto.

O mais importante é você escolher muito bem o seu público alvo aí independente do valor do seu ticket é provável que você consiga fazer várias vendas.

No caso de você ser o produtor, certifique-se que o seu produto atende todas as necessidades do seu público e que ele esteja bem alinhado com suas propostas.

 

Ferramentas e Dicas indispensaveis para primeira venda online

 

Ferramentas e Dicas para a primeira venda

 

Bom, primeiro falamos sobre a mentalidade para fazer a primeira venda, depois sobre as técnicas e agora vamos falar sobre as ferramentas que vão te ajudar nesse trabalho.

Então, você precisa ter prestado bem atenção para agora nós começar usar essas ferramentas.

Porque você terá que usar essas ferramentas aplicando o que eu disse nos últimos dois tópicos sobre mentalidade e sobre técnicas.

Pois se você não aplicar o que eu disse nesses outros dois textos não vai adiantar você utilizar ferramenta nenhuma, porque vai dar errado perdendo tempo e trabalho.

 

Dicas para quem está Começando.

 

É importante lembrar também que eu estou falando sobre coisas básicas para quem está começando agora no marketing digital e não tem experiência com ferramentas mais avançadas.

Então é importante você entender que nós estamos falando das primeiras vendas sendo feitas de forma básica e de forma simples.

As técnicas e as ferramentas mais avançadas para se alcançar um público em geral você vai aprender ao longo do tempo, quando você já dominar as coisas que forem básicas.

Aliás, esta é uma coisa muito importante a falar sobre ferramentas.

Eu vou começar por aquelas que sejam mais pessoais. Aquelas que vocês já utilizam.

Estou reafirmando isso porque alguns de vocês gostariam de já utilizar as técnicas avançadas sem começar pelas básicas.

Começando pelo Básico

Eu vou falar logo no início para você utilizar o seu WhatsApp seu Facebook e instagram caso já tenha um.

Isso significa que você estará entrando em contato com as pessoas da sua lista de amigos no Facebook e do WhatsApp.

E aí Alguns vocês dizem “Ah eu não gostaria em hipótese alguma utilizar os meus contatos pessoais”.

Ok, eu entendo. É comum e normal que você queira que seja assim.

Neste caso é importante que você entenda uma coisa: para que você alcance pessoas desconhecidas você deverá utilizar outras ferramentas.

E isso vai demandar mais tempo, mais profissionalismo, maior conhecimento e o domínio de novas técnicas e habilidades.

Como a pergunta tem a ver com fazer a primeira venda da forma mais rápida possível então é importante que você utilize os seus contatos pessoais. Mas não sendo aquela pessoa chata e invasiva.

 

Venda para seus Contatos no Whatsapp

 

Utilizando essas ferramentas, Facebook, Whatsapp  e Instagram, você consegue um engajamento muito grande dependendo do público que você tem em suas redes sociais.

Utilizando o seu Facebook e o seu WhatsApp você estará entrando em contato com pessoas que já tem um conhecimento a seu respeito, portanto, você tem maior autoridade com essas pessoas e isso abre o caminho para que você possa fazer a primeira venda.

Você pode entrar em contato com as pessoas a fim de oferecer a elas os resultados e as soluções que o seu produto ou serviço garante para elas.

Você pode, por exemplo, criar uma lista de transmissão. Mas jamais crie grupos, em hipótese alguma, pelo fato de que quando você cria um grupo você está criando confusão.

Você vai terminar irritando as pessoas e isso prejudica completamente qualquer possibilidade de venda.

Você precisa pensar no Facebook no WhatsApp como forma de estabelecer relacionamento.

Para facilitar o envio você pode entrar no seu WhatsApp, por exemplo, e ir no menu lista de transmissão e criar uma lista.

Entre no seu WhatsApp e na tela principal acesse o painel de opções no canto inferior do seu aparelho e depois em clique em nova transmissão.

 

 

imagem da criação de transmissão do whatsapp

 

Depois  que você clicar aparecera o painel de transmissão com os seus contatos, então você deve escolher quais pessoas se encaixam com o produto que você está trabalhando e entra em contato com elas iniciando uma conversa e não oferecendo o produto.

 

 

 

Depois que você selecionar as pessoas que você quer conversa, escreva uma mensagem para eles, essa mensagem pode ser para saber como a pessoa tá ou uma mensagem de bom dia, boa noite e etc.

 

posso três de transmissão pelo whats

 

 

Assim quando você enviar uma mensagem cada um vai receber a mensagem como se fosse única diretamente de você.

Você pode também segmentar essas pessoas em grupos da família, grupos de conhecidos, grupos de amigos próximos, trabalho e por ai vai, você tem que conhecer a lista de contatos que você tem em mãos para fazer um bom trabalho.

Lembrando que você depois pode acessar o seu WhatsApp pelo seu computador em web.whatsapp para facilitar a comunicação com o seu público e conversar a partir de lá.

 

tela principal do whatsapp

 

Para você ter uma ideia eu mesmo faço muitas vendas pelo WhatsApp até porque é uma maneira rápida de entrar em contato com as pessoas.

Não tenha medo de utilizar o WhatsApp se você for usar da forma correta, não sendo invasivo e não sendo chato você pode conseguir ótimos resultados através das suas conversas no whatsapp.

Seja alguém que traz soluções, alguém que traz resultados, alguém que gera valor para as pessoas. Assim elas vão te agradecer sempre.

 

Vendendo pelo Facebook

 

A mesma coisa você vai fazer com o Facebook através do Messenger.

Você deve entrar em contato com a pessoa para estabelecer uma conversa e não para fazer propaganda de produtos.

Seja cauteloso no uso do Messenger. Você não pode, por exemplo, sair colocando o seu link no Messenger para 10, 20, 30 ou 40 pessoas, um atrás do outro. Porque se você fizer assim o Facebook vai bloquear você por algum tempo.

A melhor maneira é você entrar em contato com as pessoas iniciando uma conversa normal com: bom dia, boa tarde e boa noite, olá, como vai e etc.

Quando a pessoa responder você, inicie uma conversa e de continuidade nessa conversa se apresentando devidamente a respeito do seu trabalho e o que for preciso, então você fala sobre resultados, de soluções e de transformação e aí depois de acordo com a conversa que você teve envie o seu link.

Se você fizer assim, então você não será bloqueado pelo Facebook. Existem muitas outras maneiras de você usar o Facebook. Eu vou falar sobre isso depois para que você possa saber algumas técnicas um pouco mais elaboradas.

 

Vendendo pelo E-mail

 

Você pode utilizar também o e-mail se você já tem pessoas na sua lista de e-mails. Normalmente quem está começando do zero no marketing digital não vai utilizar ela, mas vale frisar que é um item muito importante na construção do seu negócio.

Recomendo que você comece pensar na construção da sua lista de e-mail o quanto antes, lista de email é uma das melhores formas de se vender na internet, as listas de e-mail fazem parte da sua rede de contatos que você cria ao longo do tempo.

Ali vão estar todos as pessoas que você ajudou a construir um negócio, pessoas que se tornaram profissionais, pessoas que estão querendo aprender algo novo e pessoas que já estão aprendendo.

Você tem que manter  uma comunicação produtiva para a pessoa que vai ler a mensagem, algo que realmente informe a respeito do que ela está procurando.

O tempo que temos para impressionar uma pessoa com nossa mensagem é no máximo de 8 segundo e em muitas vezes menos.

Imagine abrir um email que não tenha nada a respeito do assunto que você esta procurando, é chato né?
Então faça o máximo para entreguar as informações corretas para o público certo pois isso tem um ótimo resultado.

É ali onde você vai estabelecer um vinculo, informar, interagir com seus contatos de forma afetiva.

Utilize seu sistema de email sempre para entregar informações de resultados, que contribuem para transformação e a geração de valor pois isso tem um ótimo impacto.

Vamos a algumas outras ferramentas. Como eu disse o desafio é que você consiga fazer pelo menos uma venda por dia.

 

Sniply

 

Uma ferramenta muito legal que ajuda muito na hora de fazer vendas de acordo com essa mentalidade correta é o Snip.ly que você pode usar gratuitamente por um determinado tempo.

A ferramenta está em inglês mas é muito fácil de ser utilizado e além do mais você pode usar o tradutor do Google clicando com o lado direito do mouse e escolher a opção traduzir página.

A ideia com o Snip.ly é você utilizar uma matéria ou artigo sobre qualquer assunto que esteja na internet que se encaixa com o seu produto e divulga-la. E aí dentro do artigo automaticamente o Snip.ly vai colocar a sua propaganda.

Naturalmente como as pessoas já estão acostumadas a ver propagandas nos sites que elas visitam, elas verão a sua publicidade.

Você pode utilizar o Snip.ly para divulgar matérias relevantes de assuntos que estão sendo muito falados, ou seja existem milhares de opções de uso para divulgar e o compartilhamento em redes sociais é um.

Basta que você escolha a matéria que você quer divulgar. Pode ser matéria da globo.com do Terra ou de qualquer outro portal.

Veja como fazer um snip para você:

Acesse o Snip.ly e crie uma conta clicando em Get Started for Free, coloque seus dados como nome e e-mail e confirme sua assinatura em sua caixa de entrada.

 

 

criação de conta no sniply

 

 

Criando a sua conta você vai ter acesso ao painel principal do sniply e lá é onde você vai criar o seu link de divulgação, monitora cliques e conversões.

Procure uma matéria relevante para o seu público e cole o link dentro da caixa na parte superior e aperte CRIAR SNIP.

 

criando snip

 

Depois você vai ter opção de montar a sua CTA , colocar o seu link de afiliado e então finalizar a criação do seu snip.

 

ciração de snip com demonstração

 

Depois que você criar seu Snip você vai ter a opção de compartilhar eles nas redes sociais ou se quiser, copiar o link para enviar em sua lista de transmissão no WhatsApp e também para as pessoas que você já está conversando no Facebook Messenger.

Não se esqueça de guardar todos os seus links para usar em um momento que a oportunidade na conversa chegar pois vai ser bem importante que a pessoa veja essas informações e a sua CTA na matéria.

 

 

criação do link no sniply com opção de compartilhamento

 

Ou seja, você vai fazer uma divulgação profissional da forma correta sem falar de venda e sem forçar nada para ninguém você vai entregando um conteúdo de valor.

Veja como fica a sua chamada para ação dentro da matéria com o snip.ly;

 

sniply pronta e divulgada

 

 

Pense no longo prazo e que você pode utilizar isso durante o ano inteiro sem ser invasivo e dando conteúdo de valor para as pessoas. Outras três ferramentas que você pode utilizar que eu vou falar rapidamente sobre elas são: canal no YouTube, blog e fã page no Facebook.

 

Criação de um ótima FanPage

 

Fazer uma fanpage é muito fácil. É só você entrar no menu do Facebook, lá tem uma botão chamado “criar página”. E você cria uma fanpage para o mercado no qual você está atuando.

 

fanpage iad

 

 

Você não deve criar a fanpage com o nome do produto nem com o nome da empresa que você está divulgando.

Você não pode fazer isso porque vai te prejudicar, prejudicar outras pessoas e você pode ser até banido da promoção daquele produto.

Quando você colocar o nome na fanpage, use um nome que chame a atenção da pessoa lembrando ela sobre o que ela procura.

Criando a fanpage você vai poder convidar as pessoas da sua lista de amigos para curti-la . Você vai poder colocar posts com conteúdos relacionados ao tema proposto. Também vai colocar ali vídeos que a própria empresa ou o produtor oferece para você divulgar.

Você pode colocar na fã page os artigos as matérias do Snip.ly que você preparou e isso vai aumentar as possibilidades de você fazer a sua primeira venda. Por que será algo relevante e algo relacionado aos interesses da pessoa.

Só estarão dentro daquela fanpage as pessoas que a curtiram. São pessoas para as quais você pode com tranquilidade oferecer produtos e serviços daquele mercado pois elas já mostraram interesse por ele.

 

Vendendo pelo Youtube

 

Outra ferramenta que você pode utilizar é o YouTube. Você deve lembrar que o YouTube é o segundo maior mecanismo de buscas na internet e fica trás só do Google. Alias o YouTube é do Google.

Você pode, por exemplo, criar vídeos apresentando as soluções que o seu produto ou serviço oferece.

Se você está vendendo um produto sobre emagrecimento, você não precisa fazer um vídeo a respeito do produto. Você pode fazer um vídeo, por exemplo, sobre como: emagrecer sem fazer dieta.

E aí falando da transformação você poderá chamar a pessoa para acessar o seu produto. Você pode fazer vídeos no YouTube sem aparecer.

Você pode, por exemplo, fazer um vídeo com uma apresentação em PowerPoint. Use ferramentas de gravação de tela para ensinar as pessoas a afazer alguma coisa, isso sempre pode trazer um ótimo resultado.

Uma das ferramentas que vão te ajudar a gravar vídeos sem complicação é Screencast o Matic.
Ela é paga mais pode ser uma ótima opção sendo que muitas são bem caras.

 

gravação com screencast o matc

 

 

Outra opção e gratuita por 30 dias é o Camtasia Studio, você pode instalar e usar com com varias de suas ferramentas sem nenhum problema.

 

 

home studio camtasia

 

 

O Camtasia Studio é um ótimo conjunto de ferramentas, com ele você pode gravar sua tela e editar os vídeos depois que terminar.

Usando essa ferramenta para gravar a tela do seu computador você consegue fazer muitas coisas, faça um vídeo que seja informativo e de qualidade, que tenha pelo menos um áudio bom com uma boa explicação da sua parte.

Poste ele no youtube , divulgue em sua página e para sua lista de contatos no Facebook e WhatsApp essa é uma boa oportunidade de você fazer a primeira venda e conseguir tráfego no seu canal do youtube.

Conseguindo tráfego para o seus vídeos no youtube, você começa a ser visto pelo e a ganhar mais exposição, com mais exposição você ganha mais compartilhamentos e mais sinais sociais e assim, tráfego, aumentando as chances de você começar a fazer vendas do seu produto digital.

 

Vendas Através de Blog

 

A última ferramenta que eu quero falar é sobre blog. As ferramentas apresentadas nesse texto foram em ordem de dificuldade. Começamos com as mais fáceis e agora estamos mostrando aqueles exigem um pouco mais de trabalho.

Aqui vai um alerta importante: eu não aconselho você que está começando agora a já querer se envolver em construir blogs porque vai ser muito complexo.

Agora se você já tem um blog você pode utilizá-lo da forma correta com a mentalidade e as técnicas que orientei você nos dois primeiros textos. Crie conteúdos relevante e no final deles faça uma chamada para ação.

Ou seja, a ideia do blog é fazer com que você construa a sua autoridade. Se você ainda não possui um blog deixe para depois.

 

Conclusão

 

Você pode ver nesse artigo então que são varias as informações de como utilizar a internet e as ferramentas nela disponíveis para fazer a sua primeira venda.

Aprende também que existem técnicas para se realizar a primeira venda e que elas devem ser seguidas para que você consiga realizar seu objetivo.

Sugiro que você aplique tudo o que está aqui nesse post a respeito da tão sonha primeira venda de um produto digital se quiser ter algum tipo de resultado positivo, tudo bem?

Não se esqueça que vai depender muito de você, do seu foco, da sua força de vontade pois só você vai conseguir chegar até o objetivo que planejou para si mesmo.

Então, trate de fazer o seu melhor e de entregar a solução do problema para o seu público que a primeira venda é garantida.

 

Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus amigos, pois pode ajudar eles também ou deixe o seu cometário ai embaixo para nós sabermos o que você acha, tudo bem?

 

Um Abraço!

Adailton César
Adailton César
Pastor por formação e vocação, começou a trabalhar pela internet em 2007 para manter seu ministério. Hoje, é CEO da Gama System Soluções Online e mentor do Início Avançado Digital, que transforma a vida de mais de três mil alunos ao redor do mundo, além de viajar o Brasil para pregações e palestras.