Tutorial Para Criar Site WordPress Passo a Passo em 2018

Tutorial Para Criar Site WordPress Passo a Passo em 2018

bot para facebook messenger - imagem
O que é Bot para Facebook Messenger? Entenda de Forma Simples
05/02/2018
representação digital
Representação Digital: Parceria com empresas comissionáveis
03/05/2018
wordpress

Você quer criar um site no WordPress mas não sabe como e quer fazer as coisas do jeito certo? Se sim, esse tutorial passo a passo é para você!

 

Sei que pensar em construir um site pode ser um pensamento intimidador, especialmente quando você não é um nerd bem entendido do assunto, não é verdade?

 

Mas relaxe, hoje em dia a internet com seus infinitos recursos ajuda a solucionar os mais variados problemas como, criar um site ou/e blog a partir do zero em poucos minutos. Com o site não é diferente, não tenha medo de começar só porque não sabe nada sobre o assunto.

 

Não fique assustado porque você não está sozinho e informação tem pra se entender como fazer um site. Não é tão difícil como pode parecer ser, depois deste artigo você terá confiança para criar o seu. Confere aí!

 

O que você precisa para criar um site no WordPress

 

criar um site com o wordpress

 

Para começar, há três coisas que você precisa para construir seu site;

 

  1. Uma ideia de nome para o seu domínio (este será o nome do seu site)
  2. Uma conta de hospedagem na web (este é o lugar onde seu site será hospedado na internet)
  3. Sua atenção total por alguns minutos, horas, dias… ;p (depende de você…hospedagem…)

 

Sim, você leu direito. Você pode fazer um site do zero em menos de 30 minutos, e nós o acompanharemos todo o processo. Só que muitas vezes dependendo do servidor de hospedagem que você contratar esse tempo pode aumentar.

 

Vamos para o tutorial:

 

Passo 1: Domínio e CMS

 

O maior erro cometido por iniciantes ao começar um site é escolher o sistema gerenciador de conteúdo(CMS) mais complicado. Mas felizmente você está aqui, então você não vai cometer esse erro.

 

Para 95% dos usuários, faz mais sentido usar o WordPress.org também conhecido como WordPress autônomo. Por quê? Porque é totalmente open source, grátis, você pode instalar Plugins para diversas funcionalidades diferentes, personalizar o design do seu site e, mais importante, ganhar dinheiro na internet sem quaisquer restrições.

 

Você pode estar se perguntando por que é grátis? Qual é a captura? Não há captura. É grátis porque você tem que fazer a configuração e hospedá-lo você mesmo. Em outras palavras, você precisa de um nome de domínio e hospedagem na web.

 

A hospedagem na web é onde seu site está armazenado possibilitando ele ficar “ativo na internet”. É a casa do seu site. Todo precisam de uma hospedagem.

 

Uma ótima empresa de hospedagem que eu recomendo para você é a Hostgator, através dela você pode registrar seu domínio, alugar hospedagem e criar o seu site no WordPress em alguns minutos com o aplicativo Softaculous Apps Installer disponível no site para clientes.

 

Caso você escolha a Hostgator para criar o site, veja como escolher os planos e tudo mais… Leia com atenção e selecione um pra você;

 

hospedagem de site wordpress

 

Depois disso, você será solicitado a inserir o nome do domínio para o seu site.

 

Por fim, você precisará adicionar as informações da sua conta e finalizar as informações do pacote para concluir o processo.

 

Nesta tela, você verá extras opcionais que você pode comprar. São importantes, quer você compre ou não, mas geralmente não recomendamos comprá-los imediatamente. Você sempre pode adicioná-los mais tarde, se você decidir que você precisa deles.

 

selecionar plano de hospedagem de site

 

Uma vez concluído, você receberá um e-mail com detalhes sobre como fazer login no seu painel de controle de hospedagem na web. É por ali que você administra tudo, desde suporte, e-mails e cria o seu site ou blog.

 

Passo 2: Criando o seu Site WordPress com Softaculous Apps

 

No Painel(cPanel), você verá dezenas de pequenos ícones para diferentes serviços e recursos. Isso pode ser um pouco irresistível, então ignore 95% deles porque você pode nunca precisar.

cpanel da hospedagem de site

 

Navegue até a seção do site e clique no ícone do Softaculous Apps Installer.

Softaculous Apps Installer.

 

Clicando no App, você será levado para a tela de Instalação Rápida”.

 

Na próxima tela, você seleciona o WordPress e depois clica em “Install

instalar wordpress

 

Depois disso, você Seleciona o “Nome do domínio”, o “nome de usuário e uma senha para o seu site”. Você também precisa verificar todas as caixas de seleção e, em seguida, clicar em Instalar que o Softaculous Apps Installer começará a instalar o WordPress.

 

concluir instalação wordpress

 

Uma vez que o WordPress termine a instalação, você verá o “aviso de sucesso” na barra de cabeçalho superior.

 

Construindo o Site dentro do CMS WordPress

 

Agora vamos navegar dentro do wordpress e ver como deixar tudo pronto.

 

Passo 3: Selecionando o Tema do seu Site WordPress

 

selecionar tema no wordpress

 

A aparência visual do seu site é personalizada por temas, bons ajustes e imagens de qualidade. Quando você visita o seu site pela primeira vez, vai aparecer um modelo bem simplificado, nada atraente. Isso pode não ser bem o que seus leitores gostariam de ter contato e nem ninguém.

 

Personalizar a aparência do seu site é uma das partes mais da hora e gratificante na jornada de criação do seu site, pois você vai criar noção sobre muitas coisas e perceber que é fácil criar um site.

 

Existem milhares de temas prontos do CMS WordPress que você pode instalar em seu site. Alguns são gratuitos e outros pagos.

 

Você pode mudar seu tema indo ao seu Painel de controle no WordPress e clicando em “Aparência” »”Temas”. Vá em frente e clique no botão “Adicionar Novo”.

 

Na próxima tela, você poderá pesquisar dos 4100 temas gratuitos do WordPress que estão disponíveis no diretório oficial de temas do WordPress.org. Você pode classificar por popular, mais recente, caracterizado, bem como outros filtros de recursos (por exemplo, indústria, layout, etc.).

 

Quando você encontrar o seu tema(que você goste), basta colocar o mouse sobre ele e mostrará o “botão Instalar”.

 

Clique nele e aguarde até que o tema seja instalado. Depois disso, o botão de instalação será substituído por um botão Ativar. Você precisa clicar nele para ativar o tema.

 

Depois de instalar seu tema, você pode personalizá-lo, clicando no link Personalizar no menu “Aparência”.

 

Depois de selecionar um ótimo tema para o seu site com wordpress, você estará pronto para criar sua primeira postagem.

 

Passo 4: Criando seu primeiro post

 

postagens no wordpress

 

Para escrever sua primeira postagem no blog, clique em “Post / Publicar”  e depois » “Adicionar novo” no seu painel do WordPress. Você verá uma área de editor onde você pode escrever sua primeira postagem no blog.

 

Depois de terminar de escrever e adicionar uma imagem, caso seja necessário, vá em frente e clique no botão Publicar à direita para publicar sua primeira postagem.

 

Passo 5: Plugins e personalizações

 

plugins wordpress

 

Depois de escrever sua primeira postagem no blog, você provavelmente deseja começar a adicionar outros elementos usuais em seu site, como um formulário de contato, sobre a página e muito mais.

 

Os plugins do WordPress são aplicativos que permitem adicionar novos recursos ao seu site. Existem mais de 46.000 Plugins do WordPress disponíveis.

 

Plugins que recomendamos você usar inicialmente;

 

All in One SEO Pack – Plugin para ajudar você com a otimização do seu blog e ganhar melhores posições nos mecanismos de busca.

 

Contact Form 7 – Com esse Plugin você pode criar formulários de contato dentro do seu blog para que pessoas enviem mensagem pra você.

 

WordfencePra segurança do seu blog esse plugin é perfeito, com ele você se protege de malwares, ataques racker, spam e diversos outros fatores que podem prejudicar o seu blog.

 

TinyMCE Avançado –  Esse plugin serve para melhorar o editor de post e páginas no seu blog com novos formatos e tamanhos de fontes, lista numérica, tabelas e muitas outras opções de formatação.

 

Google Analytics Dashboard para WP (GADWP) – Esse plugin serve para monitorar os acessos que você vai ter em seu site nos últimos dias, meses e em tempo real.

 

 

Enquanto você estiver disposto a colocar o trabalho e o esforço, você receberá a recompensa. Lembre-se, não há atalhos.

 

Passo 6: Dominando o WordPress

 

Dominar uma ferramenta como o WordPress é algo totalmente alcançável, por vezes ficamos nos subestimando em relação aos que sabem mais, quando se nos dedicarmos de verdade também aprenderemos e poderemos ser tão seguros quanto as pessoas que nos inspiram.

 

Trabalhar com sites é um processo contínuo e que não pode nunca ter folgas imensas ou preguiça de postar.

 

Para que um site seja vivo e rentável são necessários investimentos de recursos e principalmente de tempo.

 

Os site e blogs mais acessados são aqueles que mantem uma regularidade nas postagens e que estão constantemente melhorando/atualizando o conteúdo para agradar a seu público.

 

Esse é um tema importante, descobrir e explorar o seu nicho é essencial para que tenha sucesso com suas postagens no blog. Quando sabemos com quem estamos falando o conteúdo fica mais específico e direcionado e dessa forma atraí mais leitores e envolvimento.

 

Mantendo sempre atualizado seu conteúdo e estudando para aprender cada vez mais, é possível dominar o WordPress e torna-lo um grande aliado na geração de renda extra e muitos outros benefícios para você, sua empresa, ideia e o que for.

 

Dicas importantes

 

A divulgação do seu site terá de ser constante para assim conseguir cada vez mais leitores e tráfego.

 

Com o plugin que disponibilizei, você pode ter estatísticas para verificar como anda o seu tráfego, quais o picos e as baixas. Isso depois de fazer a integração com o Google Analytics e Google Search Console que permite encontrar possíveis erros dentro do site, como links quebrados, falta de link, meta descrição curtas e etc.

 

Para ter um site bem posicionado nos mecanismos de busca e de acordo com as diretrizes do Google, é importante que você otimize ele, assim poderá gerar mais tráfego orgânico (sem pagar).

 

Então, entendendo como otimizar um site e mantendo ele otimizado, você vai estar na direção certa para se tornar um afiliado com maiores possibilidades de vender, por justamente ter tráfego, então, pense com carinho em SEO.

 

Agora você sabe como começar um site com o WordPress. Leia também alguns motivos pelo qual é bom você ter um blog.

 

Ganhar dinheiro com o seu site

 

Agora que você construiu o seu site e personalizou do melhor jeito pra você e seu público, provavelmente você está se perguntando como eu realmente posso ganhar dinheiro com meu site?

 

Na verdade, existem várias formas diferentes de monetizar o seu blog com sucesso, mas não há tal coisa como um esquema pra te deixar rico rápido. Quando ver esse tipo de papo na internet caia fora.

 

Não se deixe enganar com as fotos de carros, mansões caras ou saldos gigantescos, pois isso pode ser tudo mentira e não mostra a parte que você se “rala” trabalhando.

 

Há maneiras bem lucrativas de ganhar dinheiro na internet com o seu site, mas que exigem um esforço contínuo para que realmente tenha resultados. Para interessados, existem os programa de afiliados, marketing patrocinado e muitas outras maneiras de você ganhar um extra.

 

Concluindo o tutorial de criação de sites com o wordpress…

 

Viu só como você mesmo pode criar seu site e começar a colocar seu projeto em prática agora mesmo usando e este passo a passo?

 

Estude mais os diversos recursos que existem para começar o seu projeto. Inove, seja criativo para estar sempre com conteúdos relevantes e atrair sempre mais leitores. O mais importante depois de construir um site, é a publicação de conteúdo de qualidade, que responde, conecta e guie o leitor.

 

Siga o conselho se usar apenas as ferramentas que vão ser úteis início do seu trabalho com o site, como o Google Search Console, Google Analytics e Plugins, essas ferramentas são essenciais para fazer um bom trabalho de posicionamento de marca.

 

Não deixe de compartilhar ou comentar abaixo, isso nos ajuda e ajuda outras pessoas também. Qualquer dúvida estarei respondendo nos comentários.

 

Abraço, bom trabalho!

 

Inicio Avançado Digital
Inicio Avançado Digital
O Início Avançado Digital, conhecido também como IAD, ajuda pessoas que querem iniciar um negócio na internet com custo baixo de forma prática, segura e profissional, para que assim, tenham mais tempo para se dedicar ao que realmente gostam de fazer com tranquilidade e podendo ficar próximo das pessoas que ama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *