Como Começar: Nichos de Marketing digital para Indecisos

Como Começar: Nichos de Marketing digital para Indecisos

chatbot para facebook messenger2
Como Criar um Chatbot Grátis para Facebook Messenger
30/09/2017
ferramentas de marketing digital
6 Ferramentas Úteis de marketing digital para gerenciar projetos
12/10/2017
nicho de marketing para indecisos

O ramo de marketing digital cresce a cada dia, isso mesmo! Não falamos em anos ou temporadas. É um setor que está aquecido no Brasil e só ganha a cada dia mais pessoas interessadas em ingressar e começar a participar desse mercado em ascensão.

 

O problema está em decidir qual o melhor nicho de marketing digital para começar. Não é uma pergunta fácil de responder, mas com algumas ponderações podemos ajudar os indecisos.

 

Os nichos são variados e possuem públicos distintos. Há muitas questões a se ponderar levando em conta a aceitação e ranqueamento de cada tema na internet.

 

Dificuldades comuns na hora de encontrar um nicho

Muitas dúvidas surgem no momento de decidir qual o melhor nicho para investir. O segredo está na pesquisa, saber de tudo um pouco sobre cada tipo de nicho que pretende começar a trabalhar.

No universo dos negócios é quase impossível ter um ramo em que seja capaz de agradar a todos, de atingir todos os públicos de uma vez.

Por isso o mais importante é entender que quanto mais específico for o seu ramo, mais clientes, acessos, ou seja, qual for o seu objetivo, é assim que terá mais sucesso.

Vamos apresentar as 3 maiores dificuldades na hora de encontrar um nicho de mercado.

 

Preocupação com a concorrência

Essa é uma das dificuldades que acabam atrapalhando o seu processo de busca por um nicho no marketing digital.

É claro que você não será o inventor de um nicho (pode acontecer, mas é raro). Por isso é importante ter consciência que seja qual nicho você for escolher, já terá uma concorrência avassaladora te esperando.

É lógico que tentará encontrar o nicho de menor concorrência, como muitos fazem, mas é importante saber que não está sozinho.

Isso não pode ser um motivo para que você desista!

É importante saber que os grandes nomes de nichos com grande concorrência chegaram ao topo através de muito trabalho e dedicação e com você não pode ser diferente.

 

Ouvir opiniões demais

Outro problema é ficar levando em consideração tudo que os outros falam. Sabemos da importância em recorrer a profissionais para ser orientado, mas ouvir amigos, colegas e parceiros de ramo pode confundir ainda mais sua cabeça e fazer você continuar patinando.

 

Se basear em “achismos”

Primeiro que a partir do momento que decidiu entrar no ramo de marketing a pesquisa e os dados devem ser seu principal meio de constatação das ações que devem ser tomadas.

Se basear em achismos é o mesmo que acreditar em falsas informações, pois você precisa de fatos e não de subjetividade.

 

Como escolher um nicho certo para você

Este é um momento difícil, mas que com algumas dicas a sua tarefa de escolher o melhor nicho para você poderá ser solucionada.

Preste atenção nas dicas para escolher o melhor nicho!

 

Descubra sua paixão

Muitas pessoas acabam pulando essa etapa e indo diretamente para a que dá mais dinheiro, é claro que é importante ser lucrativa, mas mais do que isso você deve ter afinidade com o seu nicho.

Não só afinidade, mas uma paixão por ele, pois assim poderá opinar com mais segurança e consequentemente ampliar seus ganhos por dominar o assunto.

E não só isso, por gostar do nicho que trabalha ainda terá a satisfação em trabalhar com algo que lhe dá prazer e assim se manterá sempre motivado.

 

Desvende sua habilidade

É preciso ponderar que para encontrar o seu nicho ideal também é preciso que tenha certa habilidade com ele.

Gostar apenas não será suficiente para se dar bem com o nicho escolhido.

Se ainda não possui a habilidade relacionada ao tema é só passar a desenvolvê-la e assim ir crescendo aos poucos.

 

Lucros

O que vai levar você a escolher o melhor nicho é a junção das três dicas aqui presentes.

Saber a sua paixão, desenvolver habilidades relacionadas e o nicho mais lucrativo.

É importante que não foque em apenas um desse, mas que busque um equilíbrio entre os três.

Em grau de importância, todos eles estão no alto, pois é preciso escolher algo que ame, que tenha habilidade e que te dê lucro.

 

5 nichos para começar agora

Ainda está na dúvida por onde começar? Não se preocupe, vamos apresentar aqui os 5 nichos mais promissores para você começar a trabalhar agora! Confira!

 

Educação

Eis um nicho que não para de crescer! Todos os anos milhares de pessoas prestam vestibulares e fazem concursos em busca de uma posição no mercado de trabalho.

Não só isso! Muitos estudantes recorrem a conteúdos da internet para reforçar seus estudos nas escolas e para realizar os trabalhos.

O mesmo serve para estudantes universitários que buscam constantemente conteúdos para suas pesquisas.

É um tema recorrente e quase inesgotável. Desde curiosidades até conteúdos conceituais, o nicho da educação é amplo e quase que inesgotável.

Com criatividade e emprenho é possível criar conteúdos atrativos e inteligentes para atrair as pessoas.

Não só de conteúdo é que vivem os blogs! Ainda o nicho permite a criação e venda de apostilas e e-books muito procurados pelas pessoas.

Se tiver um propósito em ajudar as pessoas e ainda ser remunerado por isso, o ramo o nicho da educação é a sua “praia”.

Como já dissemos aqui, mesmo dentro de cada nicho, você tem de ser específico e atingir determinado público. Então dentro do próprio ramo da educação você ainda teria que se decidir em qual segmento iria dar sequência.

 

Relacionamento

Muitas pessoas recorrem à internet em busca de soluções amorosas, familiares, relacionamentos num geral.

Por isso trabalhar com o nicho de relacionamentos é uma ótima opção, pois a procura é grande.

Faltam conteúdos originais e que despertem a vontade das pessoas em consumirem mais.

Os consumidores buscam respostas e reflexões que os ajudem a entender os relacionamentos em geral amorosos.

Há um mercado amplo em torno desse nicho e bastam pesquisas precisas para revelar a grande demanda de conteúdo que ele exige.

Pesquise e determine o segmento que quer atuar dentro desse nicho. Trace suas metas e trabalhe para atingi-las e assim verá sua rentabilidade crescer significativamente.

 

Esportes

O nicho dos esportes desde sempre trouxe muitos resultados positivos para seus investidores.

Se essa é a sua paixão, então, melhor ainda!

Criatividade para veicular as informações não podem faltar. Além das inovações e iscas digitais que pode criar como e-books exclusivos e aplicativos para manter seus leitores antenados.

 

Saúde e bem-estar

Cuidar da saúde e do bem-estar pode-se dizer que hoje é praticamente uma moda. Muitas pessoas recorrem à internet para buscar cuidados com a saúde e dietas para emagrecer.

Não só isso, há aqueles que simplesmente querem uma reeducação alimentar e assim consomem todos os conteúdos relacionados.

Assim como os outros nichos, você também deve escolher um segmento específico e se especializar nele para que possa ter autoridade no assunto e assim conseguir ter mais sucesso.

 

Tecnologia

Nada diferente dos outros nichos, a tecnologia está em alta sempre e aparece constantemente com novidades que atrai os internautas.

Desenvolver conteúdos relacionados não chega a ser difícil pelo seu vasto repertório e das inovações tecnológicas que surgem a todos os momentos.

Pode optar por trabalhar com suporte, oferecendo artigos que possam ajudar seus leitores ou ainda investir nos setores de novidades tecnológicas que normalmente são os que conseguem grandes arrancadas no marketing digital.

 

Como começar em seu novo nicho de mercado e ter resultados

Seja qual for o nicho escolhido, os passos devem ser dados com uma determinação prévia dos seus objetivos.

Primeiro é preciso traçar estratégias de captação, de atração. Determinar exatamente o segmento que pretende trabalhar e assim poder especificar seu conteúdo de marketing digital.

O marketing trabalha com estratégias que devem ser desenvolvidas em cima do que deseja e espera do seu investimento.

Permita-se escolher o seu ramo, depois crie as estratégias e assim seu projeto de marketing começará a ganhar “corpo”.

Depois dos esboços feitos e as metas determinadas é hora de começar a colocar em prática.

É importante investir em uma boa plataforma para veicular seu conteúdo, se inscrever e criar redes sociais para fortalecer a divulgação. Depois é trabalhar constantemente para entregar conteúdo

O ideal é que comece devagar e vá conhecendo como tudo vai funcionar. Depois pode começar a contar com uma equipe em que cada um seja responsável por um setor. As coisas não costumam acontecer de forma rápida, mas com muito trabalho e dedicação para conhecer todas as nuances do marketing digital o seu projeto vai crescer.

Atente-se para termos básicos que devem ser aplicados como as técnicas SEO para a construção de conteúdos, os programas de afiliados que pode vincular ao seu site, os plug-ins com Yoast Seo WordPress, etc.

 

Conclusão sobre nicho de mercado para os indecisos

O mais importante para decidir sobre o nicho ideal para você é testar as possibilidades através de análises.

É imprescindível que analise o mercado, as suas habilidades, a procura, a rentabilidade entre outras coisas.

Também é necessário que dentro de cada nicho encontre um segmento específico e assim possa trabalhar para um público bem definido.

Quando tem o público definido fica mais fácil atingi-lo e apresentar as soluções para suas necessidades.

Avalie as variáveis e estude muito bem seus futuros concorrentes. Procure pontuar o que faria de melhor e o que pode fazer semelhante, dessa forma vai se aperfeiçoando e criando um marketing digital consistente ea focado no resultado.

Nunca deixe de estudar sobre o nicho escolhido, quanto mais conhecimento, mais sucesso!

Então, qual é o nicho que você está pensando em investir? deixe seu comentário abaixo! 

Um abraço!

Adailton César
Adailton César
Pastor por formação e vocação, começou a trabalhar pela internet em 2007 para manter seu ministério. Hoje, é CEO da Gama System Soluções Online e mentor do Início Avançado Digital, que transforma a vida de mais de três mil alunos ao redor do mundo, além de viajar o Brasil para pregações e palestras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *