SEO: Entenda o que é Search Engine Optimization e Aproveite

SEO: Entenda o que é Search Engine Optimization e Aproveite

entenda o que é marketing digital
O que é Marketing Digital? Entenda o que é relevante e vai te ajudar lucrar
29/07/2017
trabalhar atraves da internet - imagem
Trabalhar na Internet – Conheça 27 Opções Lucrativos em 2018
13/08/2017
seo-search engine optimization-

 

SEO significa Search Engine Optimization, e pode ser definido em poucas palavras como otimização de sites para os mecanismos de busca, como Google e Yahoo, por exemplo.

 

Esse termo está ganhando destaque nos últimos tempos por causa dos ótimos resultado que a técnica pode causar para o tráfego de um site ou blog.

 

Esses resultados com SEO podem variar de acordo com a concorrência do nicho do site e com o empenho que é aplicado ao trabalho.

 

Alguns podem trazer um bom tráfego em pouco tempo e outros tendem demorar um pouco mais para que os resultados apareçam, o que não é um mau negócio, pois investimentos em SEO costumam ser super recompensadores para o médio e longo prazo.

 

Pois um dos motivos é que vai trazer tráfego orgânico (gratuito), que o ajudará a manter o seu negócio sem precisar de investimentos em tráfego pago, o tornando auto sustentável.

 

Me acompanhe nesse artigo, no qual vou te explicar o que é SEO com mais detalhes para que você saia daqui pronto para dar os primeiros passos.

 

Veja o que você pode aprender:

 

Conclusão

 

Entenda o que é SEO

 

SEO significa: Search Engine Optimization, conhecido também como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos em um site através de técnicas e estratégias que permitem o site melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

 

Um trabalho de SEO feito da maneira certa é focado em melhoria contínuas, onde o conjunto de estratégias e técnicas são testados e melhorados sempre que for preciso.

 

O SEO envolve otimização da estrutura de um site e/ou blogs para ficarem adaptáveis a desktops, celulares e tablets.

 

Descartar a ideia de otimizar o seu site para aparelhos móveis é uma ideia que nem deve se passar na mente de quem quer trabalhar com essa estratégia, sendo que mais da metade do acesso a internet já vem de celular.

 

Segundo pesquisa feita pelo IBGE (precisa colocar a data da pesquisa!), mais de 67 Milhões de pessoas já acessam a internet pelos seus celulares e mais de 60% usam o aparelho em áreas urbanas.

 

Otimizando seu site para aparelhos mobile, você já estará automaticamente mostrando para os mecanismos que está cuidando da otimização do seu site, ganhando relevância com isso.

 

SEO também envolve a estratégia e técnica com links internos e externos para ganhar mais relevância com os mecanismos de buscas, os famosos e “poderosos” links building e nós falaremos mais sobre isso abaixo.

 

Envolve também otimização dentro de um post usando palavras chave, deixando a leitura agradável através de um texto onde se pode encontrar facilmente o que se deseja.

 

Uma das maneiras de otimização é a utilização de títulos e subtítulos com as tags h1, h2, h3, que vão até a h6.

 

Lembrando que se deve sempre seguir a ordem de tags, começando pela h1, sempre que é usada para o título com a palavra chave da página.

 

Alguns outros assuntos também devem ser levados muito a sério, como por exemplo, o conteúdo de qualidade que deve ser criado com foco no pesquisador.

 

É intenção número um entregar para o pesquisador a experiência de um conteúdo que realmente solucione o problema.

 

Então, quando você ou um freelancer estiver fazendo o serviço para você, certifique-se que o conteúdo está sendo escrito para uma pessoa e não para um robô.

 

Sabendo então o que Significa SEO, quero também te falar o que não é SEO.

 

O que Não é SEO

 

Como disse ainda pouco, SEO envolve muitas técnicas e muitas dessas técnicas são usadas indevidamente com propósitos de alavancar rapidamente o posicionamento de um site no topo dos mecanismos de buscas.

 

Hoje, com as atualizações feitas e que continuam sendo feitas, muitas dessas técnicas já não conseguem fazer efeito, como por exemplo, o Keyword Stuffing, que basicamente era encher o site ou post com a mesma palavra chave com a intenção de ranquea-lo para a primeira página nos mecanismos de busca.

 

Essa prática era comum há alguns anos atrás, mas hoje, já não faz efeito e chega ser feio usar isso em um site, sem contar que o mesmo pode ser penalizado pelos mecanismos de busca.

 

Também era usado a técnica de esconder textos, que consiste em pegar um texto e selecionar como cor de texto a mesma cor do background onde ele será inserido, deixando o texto invisível.

 

Mas essa é uma técnica que não deve ser usada e é facilmente detectada pelos mecanismos de buscas, e que com certeza, prejudica a pessoa e o site que fazem isso.

 

Todas essas técnicas são conhecidas como Black Hat SEO e são ilegais.

 

Existem duas vertentes do SEO e eles são conhecidos como Black Hat SEO (Chapéus Pretos) e White Hat SEO (Chapéus Brancos).

 

As técnicas usadas pelos Profissionais White Hat SEO são legais, e são vistas pelos mecanismos de busca como boa prática de otimização.

 

Agora as técnicas Black Hat SEO, são feitas por pessoas que não devem ser chamadas de profissionais, pois além de não fazer um serviço de qualidade, prejudica o trabalho de pessoas sérias.

 

Conheça algumas Ferramentas para detectar “coisa” de black hat SEO.

 

Copyscape: Verifica a existência de páginas com conteúdo duplicado na web.

 

Search Engine Spam Detector: identifica texto invisível, texto que foge de padrões naturais de linguagem, palavras-chave demasiadamente enfatizadas, ou doorway pages.

 

Tendo uma noção do que não é SEO e de como não cair em enrascadas de supostos “profissionais” de SEO vamos para a história do termo SEO.

 

A História do Termo SEO

 

Segundo a Search Engine Land, a primeira vez que o termo SEO foi citado foi em 1997 no livro Net Results, escrito por Bob Heyman juntamente com Leland Harden e Rick Bruner.

 

No livro, os autores mostram que o termo surgiu a partir de uma conversa com o empresário da banda “Jefferson Starship”, quando ele questionou por quê o site da banda estava na 4ª posição do buscador.

 

Comparando as alterações que haviam sido feitas no site recentemente, Bob e Leland Harden, constataram que o número de palavras-chave “Jefferson Starship” da página havia diminuído, e assim o site havia caído de posição.

Assim que os designers de Bob retornaram com as palavras-chave “Jefferson Starship”, o site voltou para a primeira posição do buscador.

 

Vantagens do SEO para o seu Negócio

 

Ter um site e não procurar medir seus resultados orgânicos para melhorar seu ranking é como ter uma loja física e ver as pessoas passarem em frente e não entrarem.

 

É uma cena frustrante, mas não desesperadora, pois as estratégias de SEO podem tirar seu negócio do zero e fazer com que ela se torne um sucesso.

 

Confira algumas vantagens do SEO que farão você pensar melhor sobre esse assunto.

 

Ser Encontrado Pelos seus Clientes

 

Talvez você tenha a solução perfeita para o problema que o seu futuro cliente está procurando, mas se ele não souber que sua empresa existe, como poderá fornecer ao cliente o que ele precisa?

 

Otimizando seu site através das estratégias de SEO, será mais fácil aumentar o tráfego e permanecer nas primeiras páginas dos resultados de busca para uma determinada palavra chave.

 

Assim, sua empresa será logo encontrada quando um usuário fizer uma pesquisa com uma determinada palavra-chave e, com certeza, receberá mais cliques, conseguindo se manter sempre nas melhores posições.

 

Ao clicar em seu conteúdo, o lead já terá percorrido metade do caminho para realizar a compra, e ao chegar em seu site, ele deve estar preparado para recebê-lo.

 

Melhora a usabilidade do seu site

 

A otimização do seu site através do SEO torná seu site fácil de usuário navegar por ele.

 

Organizá-lo de forma eficiente faz com que seus usuários encontrem o que procuram mais facilmente. Isso também faz com que os motores de busca consigam indexa-lo com mais agilidade e encontrar as páginas mais relevantes de acordo com a pesquisa realizada pelo usuário.

 

Um site bem arquitetado consegue melhorar sua usabilidade, pois o SEO foi trabalhado para fornecer esse conforto para os pesquisadores quando chegam à página.

 

Segmentar seu público-alvo

 

Ao implantar o SEO em seu negócio você poderá utilizar de estratégias de marketing digital para atrair somente o público que interessa ao seu negócio.

 

O SEO sendo bem trabalhado, pode fazer com que a segmentação do seu público-alvo seja muito maior, já que sua empresa poderá selecionar a forma como esse cliente chegará até seu site.

 

Aumenta sua Competitividade no seu Nicho

 

Talvez um dos principais motivos para trabalhar o SEO em seu negócio seja o fato de que sua marca pode melhorar significativamente sua competitividade no nicho em que atua.

 

Uma equipe que saiba trabalhar com os recursos de SEO certos pode levar seu negócio ao topo, bem acima de seus concorrentes, e isso com um custo bem menor do que se fosse trabalhar com estratégias de marketing convencionais.

 

Não é preciso gastar nada para começar a implementar as estratégias de SEO em seu negócio. É possível começar esse trabalho fazendo coisas bem simples, que você verá aqui nesse artigo.

 

Gera maior confiança para os clientes

 

A maioria das pessoas gostam de fazer suas pesquisas e obter resultados orgânicos. As chances de um usuário clicar em um resultado de pesquisa orgânica é muito maior do que em publicidades pagas.

 

Muitos clientes sabem identificar que seu negócio aparece no topo porque é bem requisitado e isso pode gerar maior confiança.

 

Lembre-se de que manter presença online pode ser o diferencial para sua empresa, portanto, não deixe de trabalhar com as melhores estratégias de SEO para aumentar o reconhecimento da sua marca no mercado.

 

Primeiros Passos Para Começar a Fazer SEO

 

Como sempre, tudo é criado primeiro dentro da nossa mente para que as possibilidades de acerto sejam maiores, e com os nossos empreendimentos não deve ser diferente, não é mesmo?

 

Pois bem, vamos lá!

 

Comece pensando a respeito do nicho de mercado que você vai trabalhar, analise as possibilidades de estar encaixando a palavra chave dentro do seu domínio antes de criá-lo, mas não exagere.

 

Vamos supor que você tem uma loja em sua cidade que vende sapatos femininos e resolve montar um site para divulgar seu negócio e vender seus sapatos online. Ou seja, monta um e-commerce.

 

Primeiro você deve descobrir se esse mercado de vendas de sapato feminino pela internet tem demanda.

 

Para descobrir isso é muito simples, basta ir até o Google e fazer uma pesquisa pela palavra ficando atento às indicações do autocomplete.

 

 

o que é seo. pesquisa na barra do google.

 

 

Se já existem anúncios patrocinados no Google, como por exemplo o Google Shopping, ou se existe algum site com a etiqueta “anúncio” na lateral esquerda, já é um bom indício de demanda para o seu negócio.

 

Mas não é aí que está o nosso foco. Nosso foco está em posicionar o seu e-commerce na primeira página do Google para obter cliques de resultados orgânicos.

 

O próximo passo então, é ir até Planejador de Palavra chave do Google, o Keyword Planner, e fazer a pesquisa da palavra chave, no nosso caso, “Sapatos Femininos”.

 

 

o que é seo. pesquisa no google adwords.

 

Clique na primeira opção para obter ideias de palavras chave para sapatos femininos. Veja alguns resultados:

 

 

o que é seo sapado feminino.

 

 

Feita essa pesquisa, você vai ter uma boa noção se o mercado de sapatos terá ou não demanda na internet.

 

Esses são os primeiros passos, depois disso vem todo o trabalho de construção de site e conteúdo com todo envolvimento das estratégias de SEO.

 

Pense comigo: já imaginou o impacto que o seu negócio teria se ocupasse as primeiras posições dos resultados no Google para o seu nicho?

 

Uma pesquisa feita pela empresa Chitika, mostra que o lugar do Google Obtém cerca de 33% de todos os cliques de uma pesquisa. O 2ª 18% e daí por diante só tende a cair. Veja a imagem abaixo com o gráfico.

 

resultados de cliques na primeira página do google.

 

Tendo esses resultados em mão, te deixo a pergunta: será que não é uma boa investir tempo ou dinheiro em SEO?

 

Faça o planejamento antes de tudo, essa é uma das dicas de ouro.

 

Design, Plugins e Ferramentas adequadas

 

Design

 

O design de um site é responsável por muitas coisas. Uma delas é a comodidade, responsável por fazer as pessoas ficarem por mais tempo dentro da página.

 

Portanto, invista em um design de alta qualidade, responsivo e que atenda as necessidades dos leitores, tanto para desktop quanto para mobile.

 

Uma opção de tema é o Épico (pago) e Sparkling (gratuito) que são super adequado às normas do Google.

 

Ferramentas

Acredito firmemente que sem ferramentas um bom trabalho não pode ser realizado. Por isso, vou te passar algumas das quais eu uso e que podem te ajudar também.

 

Keyword Planner (grátis) Ferramenta para pesquisas de palavras chaves.

 

Semrush (grátis x paga) Ferramenta para também fazer pesquisas de palavras de palavras chaves, só que com muito mais funcionalidades e detalhes.

 

Google Trends (grátis) Essa ferramenta permite saber quantas pesquisas e desempenho tal palavra chave está tendo por mês, mostrando estados de onde as pesquisas estão sendo feita, o que é bem interessante caso você queira investir em uma anúncio mais tarde e segmentar por estado.

 

Google Search Console (grátis) Super recomendado, o Google Search Console é a ferramenta que permite você entender como o Google vê o seu site, e como você pode fazer as otimizações necessárias para melhorar o posicionamento dele nos mecanismos de busca.

 

Google Analytics (grátis) Poderosa ferramenta para analisar o comportamento dos usuários em seu site.

 

MOZbar (grátis) Essa ferramenta te permite descobrir qual o DA, PA e quantidade de links que um site/blog tem, assim como o seu também.

 

mozbarou…

mozz

Plugins – Se você usa o ou pretende usar o WordPress e está em dúvida, eu logo recomendo a plataforma CMS pra você, por oferecer muitos recursos e, ainda por cima, ser gratuita.

 

Yoast SEO (grátis) Essa ferramenta ajuda você a fazer otimizações dentro do seu site, te dando uma visão geral do que deve e não deve ser feito.

 

Broken Link Checker (grátis) Este plugin irá monitorar seu blog atrás de links quebrados te dando a opção de para arrumá-los com facilidade.

 

Ewww Image Optimizer (grátis) Esse plugin para WordPress otimiza automaticamente as imagens quando você enviar para dentro do seu blog, fazendo com que fique mais leve e de acordo com as normas do Google.

 

Entendo autoridade de Domínio e Autoridade Página

 

Domain Authority que traduzindo significa Autoridade do domínio (DA) é uma pontuação desenvolvida pela Moz para indicar a autoridade que um domínio tem na internet e também para prever o quão bem um site ou blog irá se classificar nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP).

 

As pontuações da autoridade de um domínio começam do 1 e vai até o 100 (máximo).

 

As pontuações mais altas tendem a ter uma maior capacidade de classificação.

 

Os cálculos da Autoridade do Domínio combinam muitas métricas, como links vinculando ao domínios de raiz, número de links totais, idade do domínio e outras métricas em uma única pontuação.

 

Essa pontuação pode ser usada para comparar sites ou acompanhar a “força de classificação” de um site ao longo do tempo.

 

Para ajudar nos cálculos da Autoridade de Domínio a aproximar posições de classificação reais, são empregados aprendizado de máquina dos algoritmo do Google para melhor modelar como seus resultados de mecanismo de pesquisa são gerados.

 

E Page Authority (PA) significa autoridade de página, que também recebe uma avaliação com a soma de vários fatores recebendo também uma pontuação que vai do 1 a 100.

 

Um (PA) pode ser mais baixo que um (DA), mas nunca será mais alto.

 

O (PA) é usado para facilitar a buscas dos robôs, analisando qual a página mais relevante para determinada pergunta e, assim, entregando a melhor resposta para o pesquisador.

 

Sabendo o DA e PA de um site ou blog você pode montar estratégias mais adequadas para o seu nível, como, por exemplo, utilizar palavras chave menos concorridas, procurar sites relevantes que possam fazer um bom guest post para você, dentre várias outras coisas.

 

Algoritmos dos Mecanismos de Busca

 

Quando você faz uma pesquisa você quer a resposta para sua dúvida, certo? E não milhões de páginas todas desorganizadas que não trazem a resposta para a sua pergunta.

 

E é por isso que os algoritmos estão aí, para resolver essa questão. 😉

 

Os algoritmos são programas de computador que buscam informações e retornar exatamente a resposta que você procura com precisão.

 

Na internet existem milhares e milhares de páginas com informações úteis para uma consulta típica.

 

Os algoritmos são os processos e fórmulas de computador que transformam as perguntas em respostas para você. (inteligência artificial aí, gente)! 😯

 

Atualmente, os algoritmos do Google utilizam mais de 200 sinais ou “pistas” diferentes para procurar o que você realmente procura.

 

Esses sinais incluem coisas como os termos em websites, a atualização do conteúdo, a região do usuário e o PageRank.

 

O site Backlinko fez um ótimo trabalho citando 200 fatores de ranqueamento do Google para nos dar uma ideia sobre quais são eles.

 

Não precisamos levar ao pé da letra todos esses fatores de ranqueamento e querer colocar em prática. Porque não vamos conseguir, e também não é necessariamente preciso seguir todos para ranquear um site ou blog.

 

 

Antes de concluir, tem esse vídeo aqui sobre o que é SEO no YouTube também, passa lá e da um check-up! 🙂

 

                                       

 

Conclusão sobre SEO

 

Parabéns! Agora você pôde ver que são vários os assuntos importante em torno de SEO.

 

E que, sabendo quais são e como utilizá-los em seu negócio, você poderá obter muitos resultados com tráfego orgânico.

 

Por isso, saber o que é SEO é fundamental para quem tem um site ou blog e quer crescer seus negócios ou ideias.

 

Lembrando, que esse trabalho deve ser feito com ética e nunca usando as técnicas Black Hat SEO como comentei acima. Pois você deve verdadeiramente conquistar o seu respeito e posição no segmento de mercado que atua, e com isso, não perder todo o trabalho e respeito que foi criado em cima do seu nome.

 

Gostou do Artigo? Inscreva-se no formulário abaixo para receber dicas exclusivas ou comente.

 

Vai ser um prazer interagir com você! 😉

 

Um forte Abraço!

Adailton César
Adailton César
Pastor por formação e vocação, começou a trabalhar pela internet em 2007 para manter seu ministério. Hoje, é CEO da Gama System Soluções Online e mentor do Início Avançado Digital, que transforma a vida de mais de três mil alunos ao redor do mundo, além de viajar o Brasil para pregações e palestras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *