Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: Vantagens e Desvantagens

Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: Vantagens e Desvantagens

negócios-lucrativos-a-todo-custo----lucro-em-cima-do-prejuizo-dos-outros
Negócios Lucrativos a Todo Custo com Prejuízo de Outros?
30/08/2017
como dizer não
Aprenda Como dizer Não! Entenda, Você Precisa Dizer!
06/09/2017
trafego-pago-ou-trafego-orgânico-qual o melhor?

Olá, Adailton César aqui do IAD para mais uma dica e agora falando sobre tráfego. Estou atendendo as solicitações que vocês mesmos estão fazendo nos comentários.

 

Eu quero continuar incentivando você a deixar a sua sugestão de temas para que nós possamos te ajudar a prosseguir e a construir um negócio profissional na internet.

 

Bom, eu quero falar agora sobre tráfego orgânico e tráfego pago e são muitas questões relacionadas a isso que as pessoas trazem até mim.

 

Eu vou falar especialmente sobre as vantagens e desvantagens de cada um.

 

Qual Traz os Melhores Resultados?

 

Para muitas pessoas o tráfego orgânico é o melhor de todos para outros o tráfego pago é o melhor.

 

A questão aqui não é o melhor, mas sim aquele que te traz os melhores resultados. Então se você tem tráfego orgânico que converte em vendas então você tem uma excelente fonte de tráfego.

 

Agora se você só atua com tráfego orgânico, mas não tem resultado nenhum, então não valeu a pena.

 

Ainda que você não tenha gasto nenhum dinheiro, você perdeu porque deixou de fazer vendas e principalmente deixou de ajudar pessoas e deixou de levar transformação e resultado para elas.

 

A mesma coisa no que diz respeito ao tráfego pago. Você pode gastar muito dinheiro com tráfego e ganhar 3,4,5 ou 10 vezes mais em resultado daquilo que foi investido. Como também pode não ter resultado e perder dinheiro.

 

Ou seja, a questão aqui está entre você querer ser um empreendedor digital amador ou o empreendedor digital profissional.

 

O amador vai para qualquer lado, de qualquer jeito, sem critério, sem análise, sem testes, sem avaliar os números e as métricas.

 

Já o profissional ele atua tanto com tráfego orgânico quanto com tráfego pago e procura fazer os dois no menor caminho possível com maior profissionalismo possível.

 

Eu quero convidar você a ser profissional e não amador. Por isso vamos falar um pouquinho sobre o tráfego pago e sobre tráfego orgânico.

 

Vamos falar a vantagem e as desvantagens de cada um.

 

Agora eu vou falar sobre as vantagens do tráfego pago. Em outro texto abordaremos o tráfego orgânico.

 

Vantagens do Tráfego Pago

 

Uma coisa muito importante no tráfego pago é o retorno imediato Você vai fazer uma publicidade que será divulgada imediatamente após aprovada, o que acontece rapidamente.  Você tem retorno imediato da sua publicidade.

 

Você pode, por exemplo, converter leads ou pode vendas no mesmo momento em que você fez a publicidade.

 

A grande vantagem do tráfego pago é exatamente esse: o retorno imediato que ele te da.  E isso sem dúvida alguma nos negócios, sejam eles quais forem, é uma vantagem excepcional que permite a você saber exatamente o seu retorno logo em seguida ao anúncio.

 

Outra vantagem do tráfego pago é que ele cria demanda. Ou seja, você não espera que a pessoa vfazer uma busca no Google, no Facebook ou em qualquer motor de busca.

 

Você se antecipa e vai atrás da pessoa em outras palavras você cria a demanda para o seu produto. Você coloca na frente da pessoa a sua oferta e a transformação que você está propondo através do que você vende.

 

A publicidade digital feita de forma correta atrai a atenção da pessoa e cria o interesse e a necessidade. Você é quem toma a iniciativa e isso permite que você controle o público que você quer atingir. Você consegue alcançar somente pessoas que fazem parte do perfil do seu avatar ou persona.

 

Possibilidade de Fazer Testes

 

Outra vantagem do tráfego pago é que você pode fazer testes muito rapidamente. Ou seja, você pode, por exemplo, para um mesmo produto e serviço criar várias campanhas e várias publicidades para testar e ver qual delas converte melhor.

 

Esses testes são muito rápidos e você pode avaliar qual é a campanha que está convertendo melhor. Isso vai te ajudar inclusive a preparar toda a estratégia da sua publicidade baseado naquilo que está funcionando para o seu público.

 

Você pode também testar ideias de produtos. Se você tem ideia do produto A e do produto B você pode imediatamente testar a sua ideia com publicidade paga. Nesse caso você vai ter um retorno imediato a respeito se aquela ideia bem aceita ou não.

 

Isso vai fazer com que você consiga escalar a sua publicidade, ou seja, depois de você testar e verificar qual é a campanha que está convertendo melhor, é só uma questão de aumentar o orçamento.

 

Se você já testou e analisou os números e já viu a taxa de retorno que você está tendo seja em leads, ou seja, em vendas então você investir X terá tantos X de retorno.

 

É só você aumentar o orçamento daquela campanha para aumentar o retorno que você quer ter e você pode inclusive saber quanto você precisa investir para poder chegar ao resultado que você pretender.

 

Essas são as grandes vantagens do tráfego pago e você já deve ter percebido que são vantagens excelentes que podem fazer toda a diferença no seu negócio, mas é claro que tem também desvantagens.

 

Desvantagens do Tráfego Pago

 

A primeira delas, logo de cara, é que tráfego pago obviamente é pago, ou seja, tem custos.

 

Isso significa que você está acrescentando risco ao seu negócio porque se você investir dinheiro numa publicidade que não te traga retorno você estará perdendo dinheiro.

 

Esse custo é variável e depende de várias questões como;

 

  • Público para o qual você está divulgando,

  • Número de pessoas que estão divulgando para aquele mesmo público

  • Dos interesses

  • Das palavras chaves

 

Há muitas questões que vão fazer com que o preço varie para cima ou para baixo. Inclusive em uma mesma campanha em questão de horas esses preços podem mudar dependendo do que estiver acontecendo dentro desse mercado.

 

Outra desvantagem é que quando você faz testes eles não são gratuitos e você vai ter que fazer vários anúncios para testar o seu produto ou serviço o que pode significar que algum dinheiro será “mal gasto”.

 

Agora eu creio que a maior desvantagem não seja essa questão do custo por que essa você pode controlar. O principal problema em minha opinião é que você fica a mercê de plataformas de publicidade de terceiros.

 

Seu Negócio Dependente de Outra Empresa

 

Se você faz publicidade no Facebook Ads você fica à mercê das regras do Facebook. Se você faz no Google AdWords você fica dependente do Google e se você faz em qualquer outra plataforma paga você fica à mercê das regras deles.

 

Eles podem mudar as regras  ou eles podem mudar a mentalidade da publicidade.  Então você tem que estar sempre atento às mudanças, as atualizações, as novas regras, aos novos cursos e a nova maneira de fazer publicidade dentro daquela plataforma.

 

Porque não é você quem controla essa plataforma de publicidade eles controlam, você apenas usa. Portanto fique sempre atento para que você não seja pego de surpresa e não venha a gastar muito além daquilo que você planejava.

 

Tem muitas questões que você precisa examinar antes de apenas deixar uma publicidade acontecendo por meses a fio. Definitivamente essa não é uma boa ideia.

 

Essas são algumas desvantagens da do tráfego pago, contudo as vantagens superam em muito as desvantagens.

 

Para concluir esse texto eu quero apenas enfatizar o que eu falei a respeito de ser um amador ou ser um profissional. O amador ele vai querer fazer, não somente aquilo que for mais barato, ele vai fazer de qualquer jeito.

 

É comum também que ele vá ficar querendo dizer que essa ou aquela é a única que funciona.

 

O profissional ele usa as duas estratégias: tráfego pago e tráfego orgânico. Porém ele usa as duas com critérios e com atenção e profissionalismo.

 

Portanto a minha orientação para você é que use tanto tráfego orgânico quanto tráfego pago.

 

Esse post faz parte dos 2 vídeos que criei a respeito de tráfego pago e trafego orgânico, assista esse vídeo no Youtube e tire suas conclusões sobre as vantagens e desvantagens dessa ferramenta;

 

 

Não deixe de participar e compartilhar sua ideia abaixo, ou de compartilhar esse post, pois vai me ajudar a criar mais conteúdo pra você e melhorar o meu SEO! 😉

 

Um abraço!

Adailton César
Adailton César
Pastor por formação e vocação, começou a trabalhar pela internet em 2007 para manter seu ministério. Hoje, é CEO da Gama System Soluções Online e mentor do Início Avançado Digital, que transforma a vida de mais de três mil alunos ao redor do mundo, além de viajar o Brasil para pregações e palestras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *